TJES realiza cerimônia de posse do desembargador Arthur José Neiva de Almeida

Especial posse ArthurNeiva A 280

Eleito por antiguidade em agosto, Arthur Neiva ocupa a vaga deixada pela desembargadora Catharina Barcellos.

Especial posse ArthurNeiva A 400Em cerimônia realizada no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), tomou posse nesta quinta-feira, 24, o desembargador Arthur José Neiva de Almeida, eleito pelo critério de antiguidade no último dia 20 de agosto para preencher a vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Catharina Maria Novaes Barcellos. A solenidade foi presenciada por magistrados, amigos e familiares.

A Mesa de honra foi composta pelo presidente em exercício do TJES, desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, pelo procurador-geral de Justiça do Estado, Eder Pontes, pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, pelo defensor público-geral do Estado, Leonardo Oggioni, pelo presidente do Tribunal de Contas Estadual, Domingos Taufner, pelo conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo Vladimir Salles Soares, pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello, e pelo comandante do 38º Batalhão da Infantaria, Edson Massayuki Hiroshi.

Especial posse ArthurNeiva B 400Com quase 26 anos de carreira na magistratura, Arthur Neiva foi conduzido ao Salão Pleno pelo decano da Corte, desembargador Adalto Dias Tristão, e pelo mais novo desembargador do TJES, Fernando Zardini Antonio. Após a execução do hinos nacional e do Espírito Santo, o novo desembargador prestou o compromisso legal para o exercício do cargo. Em seguida, foi feita a leitura do Termo de Posse e Exercício do cargo de desembargador.

O presidente em exercício do TJES, desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, deu posse a Arthur Neiva, conferindo o diploma e o Colar do Mérito Judiciário ao novo desembargador. O Colar, criado em maio de 1984, é conferido aos desembargadores no ato de suas posses e, também, a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou à Justiça. Já a saudação ao novo colega foi feita pelo desembargador Robson Luiz Albanez.

Robson Albanez destacou as qualidades do novo desembargador. “Incontáveis são os predicados para caracterizar a vida judicante do colega. No entanto, duas palavras se destacam para descrevê-lo: persistência e parcimônia. O colega persistiu mesmo que algumas batalhas tenham sido perdidas. Todos os percalços que enfrentou o fizeram um julgador muito melhor. A calma, a cautela e a paciência também estão presentes em seu caráter. Desejo ao colega todo o sucesso nessa nova etapa de sua carreira”, declarou.

Especial posse ArthurNeiva C 400Arthur Neiva agradeceu a todos que contribuíram de alguma forma para a chegada desse momento. “Agradeço aos meus pais pela formação moral e cultural, à minha esposa, companheira inseparável de todos os momentos, que sempre proferiu palavras de incentivo. Agradeço aos meus filhos e tenho orgulho de ter contribuído para gerar pessoas de caráter. Também agradeço ao meu neto, que tem pouco mais de dois anos e a todos já conquista por sua forma simpática de ser. Ao meu genro, que respeito e admiro como se meu filho fosse”, frisou.

O mais novo desembargador do TJES ainda afirmou que chega com o espírito desarmado e disposto a somar, agindo com firmeza sempre que necessário. À imprensa, Arthur Neiva afirmou que o coração está batendo forte. “É uma questão com um significado muito forte para mim. Meu avô e meu pai foram desembargadores desse Tribunal e é um momento de muita felicidade”, disse o magistrado.

Quebrando o protocolo, o presidente em exercício do TJES, desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, aproveitou a ocasião para anunciar sua aposentadoria na próxima semana. “Hoje é a última vez que eu visto essa toga solene. A vida é assim. O desembargador Arthur está chegando e eu estou saindo. Teremos pouco tempo para conviver nos julgamentos, mas espero que possa cumprir com dignidade o juramento que fez nesse plenário. Vou feliz. São 38 anos de magistratura, e eu entreguei corpo e alma para a Justiça”, declarou Amaral.

Na próxima segunda-feira, 28, às 9 horas, será realizada sessão extraordinária do Tribunal Pleno para a escolha de dois novos desembargadores. As vagas, abertas com a aposentadoria dos desembargadores Carlos Roberto Mignone e Paulo Roberto Luppi, serão preenchidas pelos critérios de merecimento e antiguidade, respectivamente. O TJES possui ainda outra vaga, aberta com o falecimento do desembargador William Couto Gonçalves, mas ainda não há data prevista para o preenchimento dessa cadeira, que será ocupada pelo critério de merecimento.

O novo desembargador

Arthur José Neiva de Almeida é pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, tendo participado de banca examinadora de monografia jurídica, além de possuir grande quantidade de cursos e seminários, aulas e palestras.

O magistrado atuou no Bradesco, Banco Itaú, Vitoriawagem, Sebrae, tendo estagiado na Defensoria Pública. Foi estagiário e advogado da COHAB–ES e promotor de Justiça em 23 comarcas do interior do Estado e, ainda, na Comarca da Capital. Empossado administrativamente no cargo de desembargador do TJES no último dia 20 de agosto, o magistrado atua, desde então, na 4ª Câmara Cível.

{AG}Galeria/Eventos/Posse-Arthur-Neiva{/AG}

Vitória, 24 de setembro de 2015.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Natália Bongiovani – nfbongiovani@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

 

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

 
Pular para o conteúdo