Um grupo de residentes em jornalismo da Rede Gazeta esteve no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), na tarde desta segunda-feira (05), para conhecer o funcionamento do Poder Judiciário. A apresentação foi conduzida pelos magistrados Ezequiel Turíbio, presidente da Associação dos Magistrados (Amages), e Sérgio Ricardo de Souza, conselheiro e ouvidor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O encontro foi organizado pela Assessoria de Imprensa e Comunicação e pela Assessoria de Cerimonial e Relações Públicas do TJES em parceria com a Amages.
Os dois magistrados falaram sobre a importância da comunicação para a sociedade e o cuidado que se deve ter ao tratar a informação. Os juízes também ressaltaram que o tempo do Judiciário é diferente do tempo da imprensa, pois a Justiça precisa cumprir trâmites legais, previstos na Constituição, e que ambos tem que ser compreensivos.
“A sociedade não consegue viver sem a informação. E vocês são os profissionais que vão levar a informação até o cidadão”, destacou o juiz Sérgio Ricardo. E para contribuir com o tratamento correto das informações relacionadas ao Judiciário, o juiz Ezequiel Turíbio apresentou a Cartilha “O Judiciário ao alcance de todos” e explicou as competências da Justiça Estadual e da Justiça Federal, os diferentes tipos de decisões, o funcionamento do Sistema de Justiça e qual o papel de cada órgão, entre outras questões.
O conselheiro do CNMP, juiz Sérgio Ricardo, falou ainda sobre a importância do debate sobre o tema. “Essa discussão que nós estamos tendo aqui é muito relevante, porque a maioria das faculdades não tem uma matéria para trabalhar o Direito, os Direitos Fundamentais”. E acrescentou, “um ponto que nós temos que avançar é no diálogo para juntos construirmos alguns parâmetros”.
Vitória, 05 de outubro de 2015
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br