O Sistema foi implantado pelo TJES em 5 novos municípios, com alcance de 6500 pessoas.
Nesta terça-feira (10), o Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (Saref), foi implantado em Cachoeiro de Itapemirim. O sistema substitui a antiga apresentação presencial de reeducandos em regime aberto, além de possuir uma ferramenta de georreferenciamento para verificar de qual local a pessoa está registrando o comparecimento. Além de Cachoeiro, o sistema foi implantado em São Mateus, Linhares, Colatina e Barra de São Francisco.
A partir da implantação do sistema, terá início o cadastro dos reeducandos, que consiste em apresentação de documentos e coleta da foto para reconhecimento facial. Em seguida, não será mais necessário o comparecimento presencial, pois os comprovantes de apresentação serão anexados automaticamente aos respectivos processos e enviados ao e-mail do reeducando, o que diminuirá a formação de filas e a interrupção nas rotinas de trabalho e estudo de reeducandos.
Assim, as pessoas que cumprem pena em regime aberto, livramento condicional e medidas alternativas na 2ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim passarão a registrar o comparecimento mensal de forma eficiente e segura por meio do aparelho celular.
Vitória, 12 de dezembro de 2024
Texto: Carol Veiga
imprensa@tjes.jus.br
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES