O projeto visa proporcionar às famílias que vivenciam conflitos judiciais um espaço de reflexão. Esta foi a primeira oficina realizada com crianças e adolescentes.
A Comarca de São Mateus, em parceria com a Faculdade Vale do Cricaré (FVC), realizou na última sexta-feira (13), a 1ª oficina de parentalidade de 2020, um projeto que visa proporcionar às famílias que vivenciam conflitos judiciais um espaço de reflexão sobre o exercício da paternidade e maternidade. Ao todo, 46 adultos, 13 crianças e 09 adolescentes participaram do encontro.
A juíza Aline Moreira Souza Tinôco contou que essa foi a primeira oficina realizada com crianças e adolescentes e o retorno dos facilitadores foi positivo. Dessa forma, a ideia é que as oficinas, que já eram oferecidas para os pais desde o segundo semestre de 2018, sejam realizadas com pais e filhos, mensalmente, durante todo o ano de 2020.
A proposta do projeto é apoiar essas famílias, ajudando-as a entenderem o que ocorre com crianças e adolescentes após a separação e, a partir disso, se organizarem para colocarem em prática mudanças eficientes para o bom entendimento familiar, buscando o menor dano emocional aos envolvidos.
A oficina também pretende prevenir a alienação parental, na medida em que procura conscientizar os participantes dos danos advindos de tal prática. Por fim, o projeto pretende conscientizar os pais da importância da presença de ambos na vida dos filhos e dos malefícios que a perda parental lhes ocasiona.
Vitória, 16 de março de 2020
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br