Enam: Comissão de Heteroidentificação do TJES abre inscrições para quem deseja se inscrever na condição de pessoa negra

Grupo de pessoas negras em reunião.

Após manifestação de interesse, os documentos podem ser enviados até as 16 horas do dia 15/08.

A Comissão de Heteroidentificação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) disponibilizou, no Diário da Justiça (e-Diário) desta quarta-feira (17), um informativo com os procedimentos necessários para a realização de heteroidentificação de candidatas e candidatos que desejarem se inscrever na condição de pessoa negra no Exame Nacional da Magistratura (Enam).

Primeiro, a pessoa interessada deve acessar o formulário de manifestação de interesse em participar do Enam 2/2024 na condição de Pessoa Examinanda Negra e conferir o e-mail de confirmação. Em seguida, será necessário enviar os documentos listados no Informativo, disponível na íntegra logo abaixo, para a Comissão de Heteroidentificação do TJES até as 16 horas do dia 15 de agosto.

O documento esclarece que será utilizado exclusivamente o critério fenotípico para aferição da condição declarada pela candidata ou pelo candidato, de acordo com a foto anexada ao formulário de requerimento, ou, se necessário, por averiguação presencial, que será filmada e gravada para análise de eventuais recursos.

A iniciativa da Comissão de Heteroidentificação leva em consideração a Resolução 541/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que disciplina a instituição das Comissões de Heteroidentificação e o procedimento nos concursos públicos do Poder Judiciário; o Ato Normativo TJES 30/2024, do Tribunal de Justiça capixaba, que estabeleceu as atribuições da Comissão de Heteroidentificação no estado, bem como a Recomendação ENAM 01/2024, que recomenda aos tribunais estaduais a criação das comissões e os procedimentos a serem observados.

Acesse o informativo completo em:

https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php/component/ediario/?view=content&id=1750882

Em caso de dúvida, a pessoa interessada pode fazer contato pelo e-mail: comissaoheteroidentificacao@tjes.jus.br

Vitória, 17 de julho de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo