Curso para estagiário aborda conceitos do atendimento

curso emes estagio 2 130

A formação começou nesta terça (16) e continua nos dias 18, 23 e 25 de setembro.

curso emes estagio 2 400O tema “Serviço Público” abriu o curso de capacitação para os estagiários do Poder Judiciário Estadual, nesta terça-feira (16), na Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-ES). Estagiários da Grande Vitória e também do interior do Estado marcaram presença no primeiro dia de encontro, em que foram abordados os princípios e os conceitos do atendimento.

Participaram estudantes de diversos setores e de diferentes graduações. Nesta primeira etapa, os alunos puderam entender como surgiram os conceitos do atendimento e os princípios, como legalidade, impessoalidade e eficiência, além da ética e da moral e seus reflexos na resposta ao serviço prestado ao cidadão.

A instrutora Zaionara Maria Cordeiro Gomes, psicóloga e oficial de Justiça da Comarca da Serra, destacou a importância do papel do estagiário no serviço público. “O estagiário está por toda a parte do Poder Judiciário e muitas vezes ele é o que mais lida com o público externo, por isso, essa primeira abordagem foi essencial para que os estudantes aprendessem como surgiu o atendimento na história da sociedade e como um bom atendimento é fundamental, para, então, podermos aprofundar as questões que envolvem o dia a dia deles”, explicou a palestrante.

A estudante do curso de Direito, Karla Silva Coser, 24 anos, já pôde perceber que o curso atende às demandas e às situações que o estagiário vive diariamente no Judiciário, principalmente na hora de lidar com as pessoas. “Esse primeiro dia foi muito interessante. Para nós que temos contato com milhares de pessoas de diversos perfis e, por isso, precisamos tratar todas da melhor forma possível, foi essencial. Pude aprender bastante”, contou a estagiária, que atua no gabinete do desembargador Samuel Meira Brasil Júnior.

A formação possui 12 horas e segue com as aulas nos próximos dias 18, 23 e 25 de setembro, das 14 às 17 horas, na Sala 3 de Treinamento da Emes, no 1º andar do prédio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-ES).

Vitória, 17 de setembro de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Jéssica Cardoso | elcrsilva@tjes.jus.br