O magistrado participou de sua última sessão do Tribunal Pleno nesta quinta-feira, 27.
O desembargador Jorge do Nascimento Viana foi homenageado durante a sessão do Tribunal Pleno desta quinta-feira (27/07), em razão de sua aposentadoria do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
O magistrado recebeu do presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, bem como da esposa Marilise Lisania Matachon, entre outros familiares, a Comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário, a mais alta honraria da Justiça estadual concedida em razão do seu notável desempenho ao longo de seus 37 anos dedicados à magistratura.
O desembargador Carlos Simões Fonseca, corregedor-geral da Justiça, a quem coube a tarefa de falar algumas palavras para o homenageado, lembrou da trajetória profissional do desembargador Jorge Viana, que atuou por 37 anos no Poder Judiciário Estadual e por 9 anos como desembargador do Tribunal de Justiça, bem como destacou qualidades do colega que, no próximo dia 3, completa 75 anos de idade.
“Desembargador Jorge, o legado que Vossa Excelência deixa em nossos corações, para além do direito, dos posicionamentos afinados com a melhor doutrina, é sua empatia e capacidade de ouvir sem retorquir de forma deselegante com qualquer colega, advogado ou parte, que serão sempre lembrados, como ensinamento de que além de julgadores somos seres humanos, com a grave responsabilidade de resolver conflitos que afetam a vida e a felicidade das pessoas. Um magistrado exemplar, e um colega em quem confiar, amigo para dividir as dificuldades e celebrar a felicidade, são as marcas do desembargador Jorge Viana e sua jornada pela magistratura nesses seus 37 anos de carreira”, destacou o corregedor.
Em seguida, os demais integrantes da Corte também fizeram breves homenagens ao colega que se aposenta.
“Dedico ao estimado amigo, estimado colega o singelo verso do poeta: é linda a felicidade mas ela passa tão fugida, bendita seja a saudade que fica por toda a vida”, destacou o desembargador Pedro Valls Feu Rosa.
O desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama homenageou aquele que considerou ter o privilégio da companhia e amizade, dizendo: “Como bem dizia Albert Einstein: “Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para não perder o equilíbrio. Então, V.Exª conduziu essa motocicleta, em alta velocidade, por caminhos tortuosos que exigem habilidade, coragem e ao mesmo tempo serenidade. Tais atributos marcam a trajetória do grande magistrado Jorge do Nascimento Viana!”
“Nos anos em que pude conviver com ele, não tenho dúvidas de que passei a admirá-lo e respeitá-lo muito. E vou sentir falta de olhar para o lado dos mais antigos e sempre contar com esse sorriso, um misto de tímido e receptivo que o senhor sempre nos recebe”, destacou o desembargador Sérgio Ricardo.
O desembargador Raimundo Siqueira Ribeiro destacou: “a gente pensa que a despedida dói tanto porque representa um afastamento físico, mas estava eu me recordando de uma passagem do livro Diário de Uma paixão, de Nicholas Sparks, que foi, inclusive, tema de um filme, e nela se lê o seguinte: a razão porque a despedida nos dói tanto é que nossas almas estão ligadas, talvez sempre tenha sido e sempre serão, talvez nos tenhamos vivido mil vidas antes dessa e em cada uma dela, ou delas, nós nos encontramos, e talvez, a cada vez tenhamos sido forçados a nos separar pelos mesmos motivos. Isso significa que esse adeus é, ao mesmo tempo um adeus pelos últimos dez mil anos e um preludio do que virá. Seja feliz, desembargador Jorge!”.
Por fim, o presidente do TJES desejou felicidades ao desembargador Jorge em sua aposentadoria: “Desejo a Vossa Excelência, em companhia de sua esposa e sem a responsabilidade das atividades do seu cargo, saúde, felicidade e bom proveito dos seus dias de folga. Felicidades sempre!”, destacou o desembargador Fabio Clem.
O desembargador Jorge Viana agradeceu a homenagem dos colegas e começou seu discurso com uma passagem bíblica, e relembrando sua trajetória no Poder Judiciário, destacou: “Minha maior preocupação sempre foi entregar um serviço de qualidade na prestação jurisdicional, em especial, ocupar um posto no Poder Judiciário com a nobre tarefa de viabilizar a construção de uma sociedade voltada para a fraternidade, solidariedade e sobretudo justiça social”.
Vitória, 27 de julho de 2023
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br