Em 2014, ações foram simplificadas no Sistema e-JUD

e-jud 130

Controle dos prazos processuais e carga dos autos para os advogados receberam melhorias.

Em 2014, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) disponibilizou, no Sistema e-JUD, uma nova funcionalidade que permite o controle dos prazos processuais pelos cartórios. Para facilitar a carga dos autos para os advogados, a STI também melhorou o sistema e diminuiu o número de ações em tela. Com a simplificação do procedimento, é possível marcar o advogado principal, que será intimado na lista do Diário da Justiça Eletrônico (e-diario).

Controle dos prazos processuais pelos cartórios

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) disponibilizou, no Sistema e-JUD, uma nova funcionalidade que permite o controle dos prazos processuais pelos cartórios. O objetivo da ferramenta é garantir a celeridade processual por meio da otimização das atividades de controle das Secretarias.

A nova funcionalidade é resultado do esforço do Comitê Gestor de Taxonomia para fins de implantação das Tabelas Processuais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio do Grupo de Trabalho Multidisciplinar da Tabela Processual de Movimentos.

De acordo com a equipe responsável, “ela funciona como uma espécie de ‘agenda eletrônica’ que exibe a data de vencimento do prazo acrescida da informação sobre quantos dias faltam para o prazo vencer ou há quantos dias está vencido”.

Para utilizar a ferramenta, o servidor deverá adicionar o processo ao “Painel de Prazos”, e indicar tipo de prazo, data do vencimento e observação. A partir daí, o processo será adicionado ao Painel, onde seu prazo poderá ser controlado automaticamente.

O usuário também poderá filtrar o painel de prazos de acordo com a sua necessidade, podendo escolher o tipo de prazo (ex: audiência, intimação, etc.), o período de vencimento do prazo e o último andamento. Desta forma será possível extrair diversas informações dos processos controlados pelo painel.

Posteriormente, funcionalidades existentes no sistema e-JUD serão adaptadas para permitir que seja informado o vencimento do prazo no ato da ação no sistema. Ao agendar uma audiência, por exemplo, será possível adicionar o seu prazo na mesma ação.

Sistema e-JUD: carga para advogados é simplificada

Para facilitar a carga dos autos para os advogados, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) diminuiu o número de ações em tela no Sistema e-JUD. Com a simplificação do procedimento, é possível marcar o advogado principal, que será intimado na lista do Diário da Justiça Eletrônico (e-diario). Dessa forma, o servidor poderá incluir vários advogados para uma mesma parte e intimar apenas o principal, que ficará destacado em verde na funcionalidade Lista do Diário.

A diminuição do número de tarefas no sistema é resultado do esforço do Grupo de Trabalho de Sistemas para o E-JUD, instituído por meio do Ato Normativo nº 236/2014 e composto pelos servidores Monique Maria Lima Cabral, Diana Theodoro Goetze, Maria Luíza Miranda Fabris, Vania França Guizani , José Alexandre De Carvalho Neto, Beatriz Helena Lacourt Costa, Leticia Ferreira Barreto, Estevão Jackson Ambrósio, Angela Regina Mayer Tessarolo, Bruno Xavier Parreira, Simone Soares Lima Costa e Ana Paula Cardoso Prata.

De acordo com o coordenador de desenvolvimento da STI, Alamir Costa Louro, o grupo reúne “pessoas muito experientes, servidores de cartórios, secretarias, contadorias, e Corregedoria (Geral da Justiça), o que promove um alinhamento maior do sistema com a atividade fim”.

Vitória, 19 de dezembro de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva com informações da Secretaria de Tecnologia da Informação – elcrsilva@tjes.jus.br