Fóruns recebem orientações sobre guarda de arquivos

arquivo 130O trabalho permite o resgate da memória do TJES: 10 unidades já receberam visita técnica. 

arquivo 400O presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD), juiz Getúlio Marcos Pereira Neves, e o coordenador de Gestão da Informação Documental, Fábio Buaiz de Lima, estão visitando os Fóruns do Poder Judiciário do Espírito Santo para dar orientações técnicas sobre o acervo das unidades e fazer o resgate da memória da Justiça no Estado.

Os Fóruns de Santa Teresa, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itarana, Itaguaçu, Rio Novo do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Guarapari e Alfredo Chaves já receberam a visita técnica, que teve início em setembro deste ano.

As Comarcas de Barra de São Francisco, Pancas e Águia Branca serão as próximas unidades judiciárias a receberem a visita técnica, prevista para a próxima sexta-feira, 21 de novembro.  

De acordo com o coordenador de Gestão da Informação Documental do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), os arquivos de cada Fórum são avaliados e após cada visita são feitos relatórios com orientações sobre a guarda e a manipulação do acervo da unidade.

O trabalho também permite a identificação de documentos históricos. “Há processos que tem de ser preservados, pois tratam da memória do Judiciário do Espírito Santo”, destacou Fábio Lima.

Ainda segundo o coordenador de Gestão da Informação Documental do TJES, orientações sobre o descarte correto de documentos serão publicadas em breve no Diário da Justiça Eletrônico (e-diario).

 

Vitória, 19 de novembro de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva |     elcrsilva@tjes.jus.br