Magistrados recebem treinamento na segunda (03)

Magistrados do Poder Judiciário do Espírito Santo participam na próxima segunda-feira, 03, de treinamento para utilização do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), das 9 às 18 horas, na Corregedoria Geral da Justiça. Além disso, servidores convocados também serão capacitados ao longo de toda a semana. Por meio do curso, magistrados e servidores aprenderão desde questões […]

Magistrados do Poder Judiciário do Espírito Santo participam na próxima segunda-feira, 03, de treinamento para utilização do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), das 9 às 18 horas, na Corregedoria Geral da Justiça. Além disso, servidores convocados também serão capacitados ao longo de toda a semana.

Por meio do curso, magistrados e servidores aprenderão desde questões técnicas, como trabalhar com arquivos digitais e utilizar o certificado digital, até a legislação pertinente ao Processo Judicial Eletrônico. A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) ainda apresentará a forma de utilização do sistema.

O secretário de Tecnologia da Informação, Jean Carlos de Oliveira, destaca a importância da capacitação de magistrados e servidores. “Sem o curso fica inviável a implantação do sistema, já que o PJe muda completamente a metodologia de trabalho do Poder Judiciário. O Tribunal está comprometido com a implantação do PJe, que busca a unificação de sistemas, e, por isso, estamos treinando magistrados e servidores”, explica.

O Processo Judicial Eletrônico já foi implantado em 11 unidades judiciárias do Espírito Santo, todas com competência em execução fiscal. O TJES está priorizando a implantação do sistema nessas Varas tendo em vista que, atualmente, mais de 50% dos feitos em tramitação em todo o Brasil dizem respeito justamente a execuções fiscais.

Toda a legislação pertinente, status do projeto, histórico de indisponibilidade, cronograma de treinamento e implantação podem ser encontrados no Portal do PJe. Atendendo a um pleito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a STI disponibilizou na página do PJe um ícone que permite a consulta quanto à disponibilidade ou não do sistema.

O PJe já está em funcionamento nas seguintes unidades judiciárias: Vara da Fazenda Pública Municipal da Serra, 1ª e 2ª Varas da Fazenda Pública Estadual Privativas das Execuções Fiscais de Vitória, 1ª e 2ª Varas da Fazenda Pública de Execuções Fiscais Municipais de Vitória, 1ª Vara Cível e Comercial, Fazenda Pública Estadual, Municipal, de Registros Públicos e do Meio Ambiente de Viana, Vara da Fazenda Municipal de Vila Velha, Vara da Fazenda Municipal de Cariacica, Vara da Fazenda Municipal, Estadual e de Registro Público/Meio Ambiente de Guarapari, Vara Única de Santa Leopoldina e Vara Única de Fundão.

Vitória, 31 de julho de 2015.
Informações à imprensa:

Texto: Natália Bongiovani
nfbongiovani@tjes.jus.br
3321-2261/3321-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br