Novell Messenger facilita contato entre servidores

novell 130Ferramenta de mensagens instantâneas é capaz de agilizar comunicação.


Os servidores do Poder Judiciário Estadual podem contar com uma ferramenta capaz de facilitar o contato profissional, o Novell Messenger. Ainda pouco difundido, o mecanismo de mensagens instantâneas é capaz de agilizar a comunicação entre as unidades judiciárias.

Contamos então, o passo-a-passo para utilizar a ferramenta. O procedimento é simples, basta clicar no menu “Todos os Programas”, disponível no botão iniciar do computador e acessar a pasta Novell Messenger. Na tela aberta será necessário inserir o ID do usuário, ou seja, o login de e-mail, e a senha universal. Também será solicitado o Servidor, onde deve ser inserida a palavra messenger; e a Porta, onde deve ser digitado 8300. Se o computador for utilizado apenas por uma pessoa, é possível marcar a opção “Lembrar Senha”, para que a ferramenta faça o login automaticamente.

 

novel messenger

 

Já na tela do Novell Messenger é possível marcar a opção “Executar Novell Messenger na inicialização do Windows”, no item “Opções”, disponível no menu “Ferramentas”. Dessa forma, o messenger será iniciado automaticamente, quando o servidor fizer o login inicial no computador.

Qualquer usuário pode utilizar o Novell Messenger, inclusive os cadastrados recentemente pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), por força do Ato Normativo Conjunto nº 09/2014, que atende a uma das metas prioritárias estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda aos órgãos do Poder Judiciário que 90% das comunicações sejam realizadas por meio eletrônico.

Vitória, 04 de fevereiro de 2015

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br