Ônibus Rosa da Lei Maria da Penha transita por três cidades do Noroeste do Espírito Santo durante esta semana

Ônibus em tons rosados que faz atendimentos jurídicos para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Em ação cidadã o Juizado Itinerante iniciou as atividades nesta terça-feira (17/10), na cidade de Marilândia.

O Juizado Itinerante, conhecido também como Ônibus Rosa da Lei Maria da Penha, esteve hoje (17), no município de Marilândia, dando início à semana de ação cidadã no noroeste do Estado, das 8 às 15 horas, todos os dias. Nos próximos dias o ônibus segue para as comarcas de Baixo Guandu e Colatina.

Conforme o planejamento do roteiro, em Marilândia, o juizado itinerante contou com apresentação cultural, atendimento médico, solicitação de mamografias, atendimento com nutricionista e fisioterapeuta, testes rápidos, agendamento de preventivos, bem como palestra com ginecologista, orientações sobre Cadastro Único e sorteio de brindes.

No dia 18/10 o ônibus estará em Baixo Guandu, onde oferecerá serviços à comunidade como apresentação cultural, dinâmicas com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), testes rápidos, aferição de pressão, agendamento de mamografia, atualização do cartão de vacina e orientações sobre bolsa família e Cadastro Único.

Já nos dias 19 e 20 de outubro, o juizado Itinerante se instalará em Colatina com orientações sobre a saúde da mulher, panfletagem a respeito da violência doméstica e familiar, aula de fitdance, massagem relaxante, design de sobrancelhas, planejamento familiar, além dos serviços ofertados nas comarcas anteriores como orientações sobre cadastro único, orientações sobre mamografia, testes rápidos e apresentação cultural.

Com o intuito de promover ações que conscientizem e oriente a população acerca da rede de suporte e assessoria jurídica direcionada a mulheres vítimas de violência doméstica, o ônibus rosa é uma criação do Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comvides), que atua de maneira multidisciplinar.

Confira abaixo o endereço de estadia do juizado em cada Comarca para não ficar de fora da ação.

  • Marilândia: Praça 15 de Maio (em frente a prefeitura municipal)
  • Baixo Guandu: Rua Álvaro Rodrigues da Mata (em frente a casa de saúde da mulher)
  • Colatina: Praça do Sol Poente (em frente a estação central de ônibus)

Vitória, 17 de outubro de 2023

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Layna Cruz | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES