Pauta concentrada realizada no 1º Cejusc alcança 82% de acordos em processos de família

Homens e mulheres segurando as mãos uns dos outros em equipe.

Os processos foram encaminhados pela 2ª Vara de Família de Vila Velha.

Uma pauta concentrada de processos de família foi realizada no 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na última semana e alcançou 82% de acordos nas audiências realizadas.

Os processos foram encaminhados pela 2ª Vara de Família de Vila Velha e nas sessões foram tratados casos de guarda, partilha de bens, exoneração de alimentos, investigação de paternidade pós-morte, entre outros assuntos.

A ação também marcou o início da parte prática do Curso de Formação de Mediadores de instituição conveniada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que é supervisionado pela desembargadora Janete Vargas Simões. E as atividades foram acompanhadas pelas instrutoras Adriana Paiva Klawa Cau e Cirlene Farias Vasconcelos Guerra.

Para a aluna e advogada Ana Carolina Azeredo Reis, o curso representa uma virada de chave na em sua vida pessoal e profissional. “Eu sempre tive a pretensão de levar uma forma rápida para solucionar determinadas demandas. Sempre tive um olhar para a conversa, pois acho que tudo na vida depende da comunicação. E hoje estou como mediadora em formação”, destacou Ana Carolina.

A advogada Naira Ribeiro Duarte Corona, também aluna do curso, relatou que a mediação judicial foi uma experiência transformadora em sua forma de ver e lidar com os conflitos sociais. “A mediação é uma experiência enriquecedora, nos permite entender o quanto é fundamental termos uma escuta ativa. Enquanto advogada, vejo a possibilidade da celeridade processual quando realizamos a mediação, pois através dela temos a oportunidade das partes, no exercício da autonomia da vontade, chegarem a uma resolução consensual do conflito, pondo fim a demanda judicial de forma célere, evitando o desgaste de uma ação judicial que pode durar anos na justiça”, ressaltou Naira.

Servidores do judiciário capixaba posam para fotografia.

Vitória, 07 de agosto de 2023

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira (com informações do Nupemec) | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES