Nesta página é possível consultar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigente. Esse documento estratégico oferece uma visão clara das diretrizes e objetivos da instituição no que se refere à TIC, garantindo que as ações estejam alinhadas com as necessidades e expectativas dos cidadãos e da administração da justiça.
Além do PDTIC, o Tribunal também disponibiliza o Plano de Contratações de Soluções de TIC, o qual detalha as aquisições e contratações planejadas na área de tecnologia.
A instituição se destaca ainda pela implementação de Painéis de informações relacionadas à TIC, conforme abaixo, que permite aos usuários filtrar, consultar e extrair dados públicos de forma interativa, facilitando o acesso e a compreensão das informações, promovendo uma maior transparência e engajamento por parte dos cidadãos.
– Monitoramento da execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);
– Monitoramento da execução do plano de contratações de soluções de TIC;
– Monitoramento do plano anual de capacitações;
– Monitoramento da execução de projetos de TIC;
– Execução do Orçamento de TIC e Portfólio de Soluções de TIC.
No que diz respeito à acessibilidade das informações, o portal institucional do TJES possibilita a extração de relatórios em diversos formatos eletrônicos, incluindo formatos abertos e não proprietários, o que pode ser conferido nas páginas de informações sobre gestão de pessoas (estrutura remuneratória, folha de pagamento, relatórios de diárias, etc) e gestão orçamentária e financeira (cartão alimentação, suprimento de fundos, dentre outros). Essa flexibilidade garante que os dados possam ser facilmente analisados e utilizados para diversos fins, contribuindo para uma maior transparência e eficiência na disseminação de informações.
O Portal possibilita, também, o acesso automatizado por sistemas externos (ex: webservices ou api’s) em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina, conforme listado a seguir:
PJe 1º Grau:
– Consulta Automatizada de Parâmetros
– MNI – Modelo Nacional de Interoperabilidade
PJe 2º Grau:
– Consulta Automatizada de Parâmetros
– MNI – Modelo Nacional de Interoperabilidade
EJUD, Segunda Instância e SIEP:
– Consulta Automatizada – Últimas tramitações processuais
Destaca-se, ainda, a possibilidade de acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência, já que o Portal é compatível com leitores de telas, possuindo a função de auto contraste e disponibilizando o VLibras widget, com a pontuação 9.4 no Relatório de Práticas de Acessibilidade Web.
Contato: Secretaria de Tecnologia da Informação – sti@tjes.jus.br