Integrantes da Comissão vão participar da Conferência Estadual do Código de Ética.
A Comissão de Delegados para a construção do Código de Ética do Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) foi instituída por meio do Ato Normativo nº 188/2015, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (e-diario) nesta quinta-feira, 03. Por meio do Ato, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Bizzotto, também convoca os integrantes da Comissão para a Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro, no Salão do Júri do Fórum Criminal de Vitória.
Os delegados são os representantes eleitos por Comarca durante as pré-conferências, realizadas de abril a junho em diferentes regiões judiciárias do Estado. A lista nominal desses servidores foi divulgada pela Comissão do Código de Ética no último dia 28.
A Comissão também divulgou, na mesma data, a minuta do Código. O texto será submetido à aprovação dos delegados das Comarcas durante o evento.
E após a realização da Conferência Estadual, o Código seguirá para aprovação do Tribunal Pleno. A previsão é que o lançamento e a divulgação ocorram em novembro.
De acordo com o servidor Thiago Emerick André Vescovi, um dos responsáveis pela condução das reuniões, os encontros foram positivos e os servidores demonstraram muita vontade em participar da elaboração do Código de Ética.
O presidente da Comissão do Código de Ética, desembargador Carlos Simões Fonseca, explicou que o Código de Ética “vai se transformar num código de normas de conduta a serem observadas pelos servidores no exercício das suas atividades internas no Poder Judiciário”.
“Precisamos disseminar a crença de que nós temos que ter limites pautados pela honestidade, pela transparência, pelo trabalho, pela dedicação, pela doação, pelo amor à instituição, no sentido de construir um Poder Judiciário melhor. Isso requer a participação de todos nós, que somos servidores da sociedade”, destacou o desembargador.
A elaboração do Código de Ética atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que a regulamentação seja implantada em todos os Tribunais do País.
Serviço:
Vitória, 03 de setembro de 2015
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br