Seis formas de evitar o estresse no trabalho

stress-trabalho-homem-bravo-nervoso-20121026-size-620

Administrar o tempo e cultivar os relacionamentos são algumas das dicas para você combater as tensões no ambiente de trabalho. O estresse pode prejudicar a harmonia e a produção de um funcionário ou de uma equipe. Os profissionais precisam aprender a lidar com esse mal.

Nem sempre os sintomas do estresse podem ser identificados com muita facilidade. Falta de concentração, desânimo, tristeza, apatia, irritação, tensão muscular e queda no desempenho, são algumas características de um funcionário ou ambiente de trabalho estressado. Porém, os responsáveis tendem a confundi-los com hábitos de um mau funcionário.

A partir de uma pesquisa feita em sites relacionados a saúde, listamos algumas dicas de como evitar o estresse no ambiente de trabalho. Acompanhe:

1- Identifique o que está provocando o estresse. O problema pode ser você ou as próprias características do trabalho (pressão, risco de vida e prazos apertados, por exemplo).

2- Cuide da saúde. Profissionais que adotam um estilo de vida saudável se recompõem de situações estressantes mais rápido. A recomendação é dormir bem, alimentar-se adequadamente, praticar atividade física.

3- Seja flexível, não abrace o mundo. Não delegar tarefas e cobrar muito de si são alguns dos comportamentos que podem se virar contra você, já que colaboram com o aumento do estresse no trabalho.

4- Não guarde os problemas para si. A falta de comunicação é um dos principais males da convivência profissional. Para melhorá-la, um profissional deve buscar e estudar quais são as melhores formas de interagir e de se comportar no ambiente de trabalho.

5- Não limite sua vida ao trabalho. É importante que um indivíduo tenha um hobbie, mantenha contato com família e amigos, procure um curso para fazer ou outra atividade para se engajar fora do trabalho.

6- Procure ajuda profissional. Pode ser difícil encontrar formas de lidar com o estresse, mesmo sabendo o motivo pelo qual ele existe e quais são as suas consequências. Por isso, o auxílio de um profissional que seja especialista em saúde mental pode ser fundamental para que o stress permaneça distante e não afete a sua vida. 

Fontes: Veja, Uol e Empregos