Secretaria de Tecnologia da Informação encerra suporte a software Lotus

doc 280Os novos computadores entregues terão os softwares LibreOffice, que possuem suporte para assinaturas digitais.

doc 400A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) encerrou o suporte aos programas Lotus WordPro, Lotus 1-2-3 e Lotus Approach. A medida foi tomada devido à dificuldade na manutenção destes programas, que foram descontinuados e não recebem atualizações há mais de 16 anos. O programa Lotus Wordpro também não possui suporte para assinaturas digitais, que é um requisito para os novos sistemas, entre eles o PJe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Portanto, todos os novos computadores entregues não terão o conjunto de softwares Lotus SmartSuite com o Wordpro e outros componentes instalados, e sim o conjunto de softwares LibreOffice (Writer, Calc, Draw), distribuídos pela STI desde 2010. O Writer é capaz de proporcionar os mesmos recursos do Wordpro.

Para converter os arquivos do formato do Wordpro (.LWP) para o formato utilizado pelo LibreOffice (.RTF ou .DOC ou .ODT) clique aqui. Entretanto, o LibreOffice abre os arquivos do formato WordPro, desde que não possuam tabelas.

Vitória, 19 de fevereiro de 2015

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva com informações da STI | elcrsilva@tjes.jus.br