STI trabalha na adequação de serviços

Assyst B 130

Equipe se reúne semanalmente para fazer o acompanhamento dos processos.

Assyst B 400Todos os servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) receberão, nos próximos meses, treinamento para a utilização do software Assyst, da Axios, contratado para adequar os processos e as ferramentas de todos os serviços de Tecnologia da Informação (TI) do Poder Judiciário Estadual às boas práticas do mercado internacional.

Em fevereiro e março, foram realizados dois workshops com a empresa MCR Software para o levantamento de informações e a modelagem dos processos contratados. Secretário, coordenadores, chefes de seção e servidores responsáveis por cada processo participaram do encontro. Agora, a empresa se reúne semanalmente com os servidores conforme as tarefas vão sendo executadas.

É que junto com o software, também foi contratada a modelagem e a implantação de alguns processos, como: Função Central de Serviços, Cumprimento de Requisição, Gerenciamento de Incidentes, Gerenciamento de Nível de Serviço, Gerenciamento de Problema, Gerenciamento de Mudanças, Gerenciamento de Liberação e Implementação, Gerenciamento de Configuração e de Ativos de Serviço, Gerenciamento de Conhecimento e Gerenciamento de Catálogo de Serviço.

Todo o projeto terá duração de aproximadamente 03 anos e a implantação de processos de gerenciamento de serviços de TI serão baseados na ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que é o modelo de referência internacional para gerenciamento de processos aplicados a infraestrutura, operação e suporte aos serviços de Tecnologia da Informação.

A empresa, em conjunto com os servidores da STI, fará o levantamento de todo o fluxo de atendimento e apresentará as rotinas administrativas mais adequadas para aperfeiçoar a prestação dos serviços. A implantação do gerenciamento da ITIL será gradual, sendo necessária a revisão dos processos implantados regularmente, a fim de se alcançar maior maturidade no decorrer do tempo.

 

Vitória, 07 de abril de 2015

Assessoria de Imprensa e Comunicação do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br