TJES participa do I Seminário de Gestão Documental e Memória do Judiciário

A juíza auxiliar da presidência, Gisele Souza de Oliveira, e o Juiz Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Getúlio Marcos Pereira Neves, participaram, de 10 a 11/11, do I Seminário de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, em Brasília. A servidora Adriana Lebal Sartório, do […]

A juíza auxiliar da presidência, Gisele Souza de Oliveira, e o Juiz Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Getúlio Marcos Pereira Neves, participaram, de 10 a 11/11, do I Seminário de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, em Brasília. A servidora Adriana Lebal Sartório, do CPD do TJES, também participou do evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O encontro teve o objetivo de divulgar a Recomendação nº 37 do CNJ, que dispõe sobre a guarda e a gestão de processos judiciais e outros documentos produzidos pelo Poder Judiciário no desempenho de sua função, bem como familiarizar magistrados e servidores com as ferramentas e os procedimentos adequados ao cumprimento da recomendação do Conselho.

A implantação de práticas de gestão de documentos pelos Tribunais será acompanhada pelo Conselho Nacional de Justiça, uma vez que é obrigação do Poder Público a guarda e a preservação de documentos, não só para servirem como meios de prova de direitos, mas também para preservar a memória das instituições e da sociedade.

MAIRA FERREIRA – da redação do TJES