TJES sedia fórum de assistentes sociais e psicólogos

forum assit tribunal 130

Encontro discutiu questões relacionadas à criminalização social e seus impactos.

forum assit tribunal 400O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) recebeu, na última sexta-feira, 26, o encontro do Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos (FASP) para discutir o tema “A criminalização da questão social e os impactos deste fenômeno no Poder Judiciário”. Humanização do sistema carcerário, aumento nas alternativas de inclusão social e estudo do contexto onde as pessoas envolvidas em crimes vivem foram algumas das principais questões discutidas no encontro.

Participaram do evento os palestrantes Vera Malaguti de Sousa Weglinski Batista, doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Clécio Lemos de Sousa, mestre em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e professor de Direito, Política Criminal e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de Vila Velha.

A palestrante Vera Malaguti de Souza acredita que uma consciência maior sobre o sistema penitenciário seja um dos principais caminhos para equilibrar humanidade e punição. Levar dignidade e cidadania a quem está sob algum tipo de sanção estatal, de acordo com Malaguti, é o primeiro passo para a evolução rumo à humanização do sistema prisional brasileiro.

Para a assistente social Bárbara Leite Pereira, que atua na Central de Apoio Multidisciplinar do município de São Mateus, “é muito importante analisar o motivo pelo qual aquela pessoa está dentro de uma situação de criminalidade, sendo necessário um olhar para o contexto que ela vivencia”, disse Bárbara Leite.

Vitória, 30 de junho de 2015.

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tiago Oliveira – tiaoliveira@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br