TJES adere à campanha de prevenção ao câncer de mama e prédio fica iluminado na cor rosa

Fachada da sede do Poder Judiciário capixaba com iluminação na cor rosa

A ação visa promover a conscientização sobre a doença, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

O prédio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), na Enseada do Suá, em Vitória, ganhou uma iluminação especial neste mês de outubro, em razão do Outubro Rosa, uma Campanha Mundial pela Conscientização do Câncer de Mama.

A iluminação rosada da fachada e das laterais do edifício foi obtida por meio de refletores de LED coloridos, providenciados pela Secretaria de Engenharia, Gestão Predial e Manutenção de Equipamentos do TJES.

A campanha começou ainda na década de 90 para estimular a participação da população na luta e prevenção do câncer de mama. Desde então, as pessoas usam o laço rosa, que é o símbolo internacional do movimento. Além disso, instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas na coloração rosada em adesão à campanha.

A ação visa promover a conscientização sobre a doença, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, e destacar a importância do diagnóstico precoce, por meio de orientações para a população feminina sobre as mudanças habituais das mamas e os principais sinais da doença.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de sintomas, como: nódulo, fixo e geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; ou saída espontânea de líquido anormal pelo mamilos. Periodicamente ou ao perceber alguns desses sinais, a mulher deve buscar orientação médica.

Apenas para o ano de 2018, segundo o Ministério da Saúde, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil e mais de 16 mil mortes. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, além disso, fatores ambientais e comportamentais, assim como genéticos e hereditários, também aumentam o risco da doença.

Entretanto, quando o câncer de mama é detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura, em grande parte dos casos. Por isso, o autoexame e a avaliação médica são importantes para mulheres de todas as idades.

Vitória, 04 de outubro de 2019

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações do Ministério da Saúde) | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo