Tribunal de Justiça assina com Governo do Estado ampliação de convênio para mais 40 Policiais da Reserva atuarem no Poder Judiciário

Ato no Palácio Anchieta reuniu o Presidente do TJES, Desembargador Annibal de Rezende Lima e o Governador do Estado, Paulo Hartung.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Desembargador Annibal de Rezende Lima, e o Governador do Estado, Paulo Hartung, assinaram nesta quarta-feira (29/11), no Palácio Anchieta, uma ampliação do convênio assinado em abril deste ano e que permitirá a cessão de mais 40 Policiais-Militares da Reserva para atuarem na segurança interna dos Fóruns das Comarcas do Estado.

A assinatura do documento contou ainda com a presença do Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Fabio Clem de Oliveira; do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza; do Presidente da Comissão de Segurança Institucional do TJES; Desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho; do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; do Secretário-Chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior; do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho e dos Juízes Assessores da Presidência do TJES, Anselmo Laghi Laranja e Fábio Brasil Nery.

Com a ampliação assinada hoje, chega a 90 o número de Policiais-Militares da Reserva treinados e cedidos pelo Governo do Estado para atuarem no Poder Judiciário Estadual.

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou a importância do convênio: “Estamos aqui cumprindo mais uma etapa dessa parceria estabelecida entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário, que contou com o trabalho de muitas mãos, desde o início, e que dá dignidade para o nosso servidor, que ainda tem muita energia para contribuir com a sociedade”.

O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, ressaltou o bom relacionamento entre o Poder Judiciário e a Polícia Militar do Estado. “Para mim este é um momento de muita alegria, porque na verdade a Polícia Militar e o Poder Judiciário já são parceiros desde sempre e esse convênio vem maximizar, reforçar essa pareceria muito grande que sempre existiu. Além disso, registramos o nosso respeito e admiração e o agradecimento ao Presidente do Tribunal de Justiça pelo seu esforço em ajudar a Polícia Militar a ultrapassar esse momento tão difícil que vivenciamos.”

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Annibal de Rezende Lima, destacou que os 40 novos Policiais-Militares da Reserva atuarão nos maiores fóruns do Espírito Santo e há previsão de outros aditivos para que os militares possam atuar em todos os fóruns do Estado.

“Já foi incluído no orçamento do próximo ano a possibilidade de duplicar esse número”, anunciou o Presidente, agradecendo a parceria do Governo do Estado nos dois anos de sua administração. “Estou aqui, hoje, acompanhado dos outros dois integrantes da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça, Desembargador Fabio Clem de Oliveira e Desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza, e do Presidente da Comissão de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, Desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho, para agradecer, também, o entendimento harmonioso e republicano mantido nestes dois anos entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário”.

O Governador Paulo Hartung destacou que os Poderes Executivo e Judiciário superaram muitos obstáculos, mas encontraram uma alternativa inovadora, que trará benefícios para todos os envolvidos e principalmente para a sociedade: “Tivemos que superar um conjunto de obstáculos que pareciam irremovíveis, mas conseguimos, com várias mãos, superar e colocar de pé essa parceria extraordinária. É um jogo de ganha-ganha e na ponta quem mais ganha é a sociedade, porque o policial militar efetivo permanece cumprindo a sua maior missão, que é o policiamento ostensivo.”

O Governador Paulo Hartung também elogiou a administração do Tribunal de Justiça pela iniciativa: “Estou muito feliz e essa Mesa Diretora, com sua equipe, entra definitivamente para a história do Poder Judiciário do Espírito Santo”, destacou o Governador do Estado.

Vitória, 29 de novembro de 2017

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br