Tribunal de Justiça do Espírito Santo cria Comitê Gestor de Segurança da Informação

Tela de computador com múltiplas linhas de códigos de programação

O CGSI tem como objetivo a elaboração e a manutenção de um Modelo de Gestão, com políticas, normas e procedimentos específicos para cada tema.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Samuel Meira Brasil Jr, instituiu, por meio do Ato Normativo nº 51/2024, disponibilizado no Diário da Justiça (e-Diário) desta quarta-feira (20), o Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI), um órgão consultivo permanente ligado à Presidência do TJES.

O Comitê tem como objetivo a elaboração e a manutenção de um Modelo de Gestão de Segurança da Informação, com políticas, normas e procedimentos específicos para cada tema. Ao CGSI também cabe a promoção da cultura de segurança da informação em todo o Poder Judiciário estadual, bem como de gestão de processos a serem desenvolvidos em harmonia com as diretrizes institucionais e as diretrizes nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

E a equipe do Comitê Gestor de Segurança da Informação será composta por um desembargador ou desembargadora do Tribunal de Justiça, um juiz auxiliar da Presidência, a secretária de Tecnologia da Informação, os coordenadores de Suporte e Manutenção, e de Desenvolvimento, o chefe da Seção de Segurança da Informação, uma assessora de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica, e o assessor de Segurança Institucional.

A iniciativa leva em consideração a relevância da segurança da informação, que deve ser tratada como atividade estratégica do Poder Judiciário, bem como a necessidade de uma governança sólida e da escolha das melhores práticas de mercado acerca da segurança da informação.

Confira o Ato Normativo nº 51/2024 em: https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php/component/ediario/?view=content&id=1692545

Vitória, 20 de março de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES