Tribunal de Justiça lança pacote de melhorias no sistema Ejud para a área criminal

Tela de um laptop com o sistema ejud.

Tutorial para utilização da nova ferramenta já está à disposição de Juízes e servidores na intranet.

Os juízes da área criminal passaram a contar com uma nova ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, com tutorial já disponível na intranet do TJES.

Trata-se de um pacote de melhorias no sistema Ejud, solicitado ao Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, pelo Supervisor das Varas Criminais e de Execuções Penais, desembargador Fernando Zardini Antonio.

A solicitação da Supervisão das Varas Criminais atendeu a pedido de magistrados que atuam na área e que observaram a necessidade de aperfeiçoamento do sistema Ejud, com a criação de novas funcionalidades, como por exemplo a emissão de alertas periódicos sobre os prazos de prisão.

Segundo o desembargador Fernando Zardini, as alterações ocorridas na legislação penal e processual penal (leis 13.964/2019 e 13.869/2019) demandam um controle ainda mais cuidadoso dos prazos de prisão, “a fim de evitar a sua ilegalidade, bem como a responsabilidade do Magistrado, o que somente se torna viável através do sistema, atualmente o Ejud”.

O novo pacote de melhorias no sistema Ejud para a área criminal inclui:

  • Painel de Prazos: Inclusão do novo tipo de prazo “revisão de prisão”.
  • Cadastro de Preso Provisório: criação de atalho para a janela de cadastro de prazo/escaninho, exibição do número do alvará de soltura vinculado ao registro de preso provisório, exibição do campo: observações, que poderá ser preenchido por meio do relatório de presos provisórios.
  • Emissão de Atos Judiciais: inclusão de opção de atalho para a janela de cadastro de prazo após a ação de salvar o ato judicial.
  • Janela de Assinatura Eletrônica: inclusão de opção de atalho para a janela de cadastro de prazo após a ação de assinatura eletrônica.
  • Tela de Assinatura Eletrônica em Lote: ao editar exclusivamente um ato judicial, antes da sua assinatura, será exibida uma opção para Revisão Completa do Ato, permitindo uma modificação mais ampla (alteração da dato do ato, movimentos e dispositivos) se necessário:
    • Relatório de Presos Provisórios: foram adicionadas as seguintes informações: próxima revisão, observações e a opção edita que possibilita a alteração das informações.
    • Alvará de Soltura: vinculação automática de um alvará de soltura eletrônico a um registro de preso provisório no momento da assinatura eletrônica.
    • Alteração na regra que define a data/hora registrada para os movimentos vinculados a um ato judicial.

A Juíza Coordenadora das Varas Criminais, Gisele Souza de Oliveira, destacou que o referido pacote de melhorias é uma construção coletiva, que contou com a valorosa colaboração dos Juízes  Jaqueline Teixeira da Silva, Tiago Camata, Marcelo Bressan, André Guasti e Vinícius Doná, os quais, com a sua vasta experiência na jurisdição criminal, orientaram o trabalho da STI, com destaque para os servidores Angela Tessarolo e Jones Roberto Avelino Jr.

Segue o link de acesso ao tutorial para utilização das novas funcionalidades do sistema Ejud: https://sistemas.tjes.jus.br/sistemas/preview.cfm?arquivo=../faqs&parametro=CdPesq:512

Vitória, 17 de abril de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br 
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo