Tribunal de Justiça lança planejamento estratégico

Planejamento Estategico 130

Durante os próximos 10 meses, magistrados e servidores participarão da sua construção.

Planejamento Estategico 400Durante os próximos 10 meses, magistrados, servidores e cidadãos poderão participar ativamente da elaboração do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Espírito Santo, que, segundo o assessor de Planejamento e Orçamento do TJES, Adriano Spessimilli, fará uma revisão do planejamento estratégico já existente e estará alinhado com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Resolução nº 70/2009 do CNJ, que dispõe sobre o planejamento e a gestão estratégica do Judiciário, estabeleceu como objetivos a promoção da efetividade no cumprimento das decisões, a garantia da agilidade nos trâmites judiciais e administrativos; e a busca da excelência na gestão de custos operacionais, dentre outros. Em julho de 2014, o CNJ também publicou a Resolução nº 198, que institui a Estratégia Nacional para o Poder Judiciário no período 2015/2020, e norteia o TJES na construção do seu planejamento em busca da melhoria da prestação jurisdicional.

De acordo com Joe Weider, sócio e consultor da empresa Brainstorming, responsável pelo assessoramento do órgão, haverá um grupo estratégico de tomada de decisões, formado pelo corpo de direção da instituição; um grupo de controle coordenado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento do TJES; e um núcleo de sistematização, formado pelos representantes das mais diversas áreas, que contribuirão com o conhecimento prático sobre o dia a dia do Poder Judiciário. Haverá ainda o Comitê de Planejamento, composto por magistrados e servidores voluntários, que poderão participar de qualquer etapa.

Além desses grupos definidos, juízes e servidores poderão participar via sistema da elaboração do planejamento e acompanhar seu desenvolvimento em tempo real por meio de login e senha. A previsão é que o cadastro dos servidores seja realizado dentro de duas semanas.

Especialistas e cidadãos também poderão contribuir com a construção do planejamento do Poder Judiciário capixaba por meio de pesquisa que estará disponível no site entre os meses de novembro e dezembro.

O evento de lançamento do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário Estadual aconteceu na tarde desta segunda-feira (22) no Salão Nobre do Palácio da Justiça. O presidente da Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, abriu os trabalhos em nome do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Bizzotto. “É um prazer estar nesse lançamento do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário Estadual. É um momento único e importante para a gestão e para a governança do Judiciário”, destacou o presidente da Emes.

Vitória, 22 de setembro de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br