Cada vez mais mulheres se unem em apoio às vítimas de Violência Doméstica e Familiar

silhueta de uma mulher contrastando com um pôr do sol púrpura.

Novo vídeo divulgando serviços de atendimento às mulheres da Grande Vitória já está sendo compartilhado.

No atual contexto de pandemia do novo coronavírus, uma corrente de solidariedade às vítimas de Violência Doméstica e Familiar se formou. Nesta semana, mais um vídeo foi divulgado e já está sendo compartilhado para orientar mulheres que sofram agressões durante o período de isolamento social.

A iniciativa é da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, inspirada em outros vídeos que já ganharam as redes sociais do estado, do Brasil e do mundo. Para a segurança das vítimas, a mensagem de positividade é transmitida em silêncio, por meio de cartazes com dizeres de apoio e números de telefones da rede de serviços que podem ser acionados pelas mulheres que forem agredidas.

Mais uma vez, diversas mulheres abraçaram a ideia e escreveram suas próprias mensagens, entre elas: servidoras do TJES, advogadas, juiz, subsecretária de políticas para mulheres do Espírito Santo, representantes do CRAMSV e do CRAMVIVE, secretária de políticas para mulheres da Serra, delegada de plantão da mulher da Grande Vitória, delegada-chefe de combate à violência contra a mulher da polícia civil, defensora-pública coordenadora de promoção dos direitos e defesa das mulheres, professora da Ufes, psicólogas, secretária de Direitos Humanos do ES, representantes do Programa Mulher Superando o Medo e do Grupo Guerreiras da Paz e voluntárias.

De acordo com a servidora da COMVIDES, Maria Inês Martins, o objetivo de todos os vídeos que estão virando febre na internet é mostrar “que a vítima de violência não está sozinha. E que diversas mulheres estão ali pra ajudar. Estamos trabalhando de forma remota e, se ela precisar, pode telefonar, mandar email, mensagem de whatsapp e, inclusive, fazer registro online”, destaca.

Para a Coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, juíza Hermínia Azoury, o vídeo que traz o silêncio verbal mas fala por meio cartazes, que as vítimas estão sendo alertadas e acolhidas. “Todo direcionamento que vítimas esperam ouvir daquelas que cuidam delas, para que possam viver com seus filhos em um ambiente propício de felicidade e amparo. É com satisfação que vejo essa batalha, uma política pública salutar de mulheres que se colocam à disposição pra dizer que as vítimas não estão sozinhas”.

 

Assista ao vídeo!

Vitória, 12 de maio de 2020

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br