18/07/2022 | Processo de modernização do Poder Judiciário Estadual

Segue a atualização acerca do processo de modernização.

Nos colocamos à disposição para, de forma direta, buscarmos o aprimoramento de nossa instituição.

Informamos que semanalmente, às 17 horas das sextas-feiras, realizamos reunião de avaliação na Secretaria de Tecnologia da Informação, situada no Edifício Vértice, na Enseada do Suá.

Desejando comparecer para expor pessoalmente sua reclamação ou sugestão, ficaremos honrados. A crítica construtiva é importante. Ela contribuirá para que, juntos, vençamos este desafio.

Cordialmente,

Pedro Valls Feu Rosa           Secretaria de Tecnologia da Informação

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A situação no dia 18 de julho de 2022

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A resolução dos principais problemas de estabilidade apresentados pelo PJe

Problema nº 1
Erro ao tentar acessar Pje: CONEXÃO NÃO SEGURA SSO.CLOUD.PJE.JUS.BR

Resposta:
Atualizar certificado CNJ do usuário (atualizar lista de procedimentos).
Não usar o “Navegador” PJE.

Problema nº 2
Erro ao tentar acessar Pje: Erro ao tentar recuperar as informações da pessoa com CPF

Resposta:
O TJDFT encontrou a possível solução, os testes no ambiente de homologação foram realizados com sucesso e a implantação foi realizada. Um novo erro foi detectado para um pequeno percentual de usuários e a solução de contorno já está sendo testada.

Problema nº 3
Erro ao tentar acessar Pje: Não foi possível encontrar o executor da tarefa de id:sso.autenticador

Resposta:
Atualizar PJeOffice.

Problema nº 4
Erro ao tentar acessar PJe: Erro de comunicação ao tentar enviar assinatura ao servidor

Resposta:
Problema de comunicação: antivírus, rede, firewall. Solicitar nova tentativa ou em outra localidade/rede. Limpar cookies e cache.

Problema nº 5
Erro ao tentar assinar: Não há certificado válido na cadeia de certificação

Resposta:
Problema foi solucionado com a atualização das cadeias intermediárias de certificado no servidor do PJe.

Problema nº 6
Erro ao tentar acessar PJe: Usuário sem localização

Resposta:
Atribuir papel de Advogado direto pela aplicação (Tela de Pessoa Física).
Solução de contorno sendo aplicada pela equipe do PJe.

Problema nº 7
Erro na consulta ao “processo referência”
Status: Correção do TJDFT implantada em homologação.
Resultado dos testes em homologação:

  • Erro pontual identificado
  • Erro na data de juntada do documento recuperado

Problema nº 8
Erro Designação de audiência – sugerida
Descrição: Ao tentar realizar a designação sugerida, o sistema seleciona data e horário que já tem audiência designada (não estão livres).
Status: Erro ocorre apenas em Produção. A ser analisado.

Problema nº 9
Pesquisar processo: Erro no campo “08” do número do processo
Descrição: Ao pesquisar processo o campo do número do processo referente à identificação do Tribunal (“08”) não está preenchido automaticamente, como em 1G. Comportamento esperado: os campos “8” e “08” devem estar preenchidos ao abrir a ferramenta de pesquisa.
Status: Ocorre apenas no PJe 2G.
Identificamos que não é considerado um erro. Trata-se de uma flexibilização, pois alguns tribunais recebem processos de outros tribunais e, por isso, o sistema deve permitir a utilização de mais de um código.

Problema nº 10
Redistribuição de Processos
Descrição: A redistribuição de processos de Turma Recursal para TJES apresentou erro, quando selecionado processo com Classe x Assunto que não existe nas competências do TJES.
Status: Identificamos que trata-se de uma correção pontual a ser realizada no nosso fluxo, não tendo relação com a migração de versão.

 

O processo de treinamento, digitalização e cadastramento

Iniciemos pela inserção dos processos digitalizados no PJe: o mutirão criado começa a dar resultados, devidamente auxiliado por um “robô” desenvolvido pelo servidor Ronney Dutra. Já está sendo testada – até aqui com sucesso – a versão “1º Grau”, a fim de que em breve, eliminado o congestionamento no Tribunal de Justiça, possamos agilizar o processo de virtualização em todo o Estado.

Confira, na parte final deste texto, os números atualizados.

Segue, acerca do treinamento, o “link” do curso sobre o Google Drive, gentilmente ministrado pelo Servidor Marcos Rossi Marinho: https://drive.google.com/file/d/17zKgVEGHxQ2S5GFbwFrD45pMgeLumJj0/view?usp=drivesdk

Finalmente, informamos que na próxima semana será divulgado o cronograma final do processo, Comarca a Comarca, com previsão de treinamento e visita de nossa equipe.

 

Os “links” da Internet e eventuais instabilidades no sistema

Andamento das comarcas pendentes de migração:

Vargem Alta: apta para a realização da migração. Previsão de migração até o fim do mês de julho.

Mucurici: apta para a realização da migração. Previsão de migração até o fim do mês de julho.

Iconha: no aguardo do término da instalação por parte da operadora.

Foram iniciados os trabalhos de migração do “link” de Internet do TJES. Tal alteração elevará a capacidade de 300MB para 500MB. Em face do processo de migração, foram realizados testes que geraram instabilidades na quinta-feira (14/07) entre 18 e 20 horas e na sexta-feira (15/07) entre 9 e 11 horas. Também nesta semana poderão ocorrer instabilidades no uso da Internet e dos sistemas, afetando os usuários internos.

 

A instalação dos novos computadores

Estamos na fase final da primeira sequência de atualização dos sistemas. A Comarca de Linhares será a próxima a receber os novos computadores.

Dentro de mais alguns dias teremos a previsão de chegada de um novo lote de equipamentos adquiridos pelo Tribunal de Justiça.

 

O PJe Criminal

A partir do dia 18 de agosto será iniciado o treinamento dos usuários – inclusive no âmbito da Polícia Civil.

No dia 30 de agosto teremos o sistema como um todo funcionando em quatro Comarcas. A partir delas corrigiremos os problemas eventualmente encontrados, com vistas a uma expansão gradual do sistema.

 

O suporte aos usuários

Solicitamos a todos os usuários que respondam a pesquisa de satisfação apresentada ao final de cada atendimento. A empresa prestadora de serviço tem por obrigação atingir a meta de 90% de satisfação.

Em abril o índice de satisfação dos usuários ficou em 59,93%. Em junho o índice alcançou 88,06%. No dia 15 de julho o índice está em 87,85%.

Falemos, agora, da “fila” de atendimentos. No dia 1º de abril estavam pendentes 711 chamadas via telefone e 552 presenciais – um total de 1.263 atendimentos em atraso. No dia 15 de julho estão pendentes 157 chamadas via telefone e 84 presenciais – um total de 241 atendimentos em atraso.

Esperamos dentro em breve normalizar definitivamente este quadro. Pedimos desculpas.

 

Considerações finais

Durante algum tempo “focamos” na atualização da versão do PJe e na adesão à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ). Foi algo necessário, por conta dos cronogramas estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça.

Após este relevante marco é hora de nos dedicarmos à estabilização final do sistema e solução dos problemas encontrados pelos usuários.

Assim procederemos nas próximas semanas, consolidando as bases para os avanços que em breve acontecerão.