22/08/2022 | Processo de modernização do Poder Judiciário Estadual

Segue a atualização acerca do processo de modernização.

Nos colocamos à disposição para, de forma direta, buscarmos o aprimoramento de nossa instituição.

Informamos que semanalmente, às 17 horas das sextas-feiras, realizamos reunião de avaliação na Secretaria de Tecnologia da Informação, situada no Edifício Vértice, na Enseada do Suá.

Desejando comparecer para expor pessoalmente sua reclamação ou sugestão, ficaremos honrados. A crítica construtiva é importante. Ela contribuirá para que, juntos, vençamos este desafio.

Cordialmente,

Pedro Valls Feu Rosa           Secretaria de Tecnologia da Informação

_____________________________________

A situação no dia 22 de agosto de 2022

_____________________________________

O novo lote de computadores

Os primeiro equipamentos começaram a chegar na semana passada. As instalações do primeiro lote serão iniciadas no dia 15/08.

1º Lote – 293 equipamentos:

– Previsão de recebimento: até a primeira quinzena de agosto;

– Unidades atendidas: Comarcas de Vitória e Vila Velha, Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral de Justiça;

– Previsão de instalação: conclusão no mês de setembro.

2º Lote – 278 equipamentos:

– Previsão de recebimento: até a segunda quinzena de agosto.

3º Lote – 278 equipamentos:

– Previsão de recebimento: até a primeira quinzena de setembro.

 

A melhoria dos serviços de impressão

A entrega dos novos equipamentos será realizada de forma fracionada durante o mês de agosto. O equipamento a ser entregue é uma MULTIFUNCIONAL HP E52645C MFP LASER MONO;

Acentuamos que em seguida ao fornecimento a Comarca deverá aguardar o agendamento, pois os equipamentos somente poderão ser instalados pela equipe da empresa SIMPRESS. Os agendamentos terão início após a conclusão da instalação do projeto piloto que contempla o Tribunal de Justiça, Corregedoria e Comarcas de Vitória e Vila Velha.

Conseguimos junto à empresa SIMPRESS uma antecipação da entrega dos equipamentos. Segue tabela com o quantitativo por localidade para o 1º Lote:

Localidade

Quantidade

TJES/CGJ

120

Vila Velha

80

Vitória

120

Afonso Cláudio

10

Água Doce do Norte

1

Águia Branca

5

Alfredo Chaves

3

Anchieta

3

Apiacá

1

Aracruz

15

Baixo Guandu

5

Barra de São Francisco

10

Boa Esperança

3

Bom Jesus do Norte

1

Cachoeiro de Itapemirim

50

Castelo

5

Colatina

30

Conceição da Barra

5

Conceição do Castelo

3

Domingos Martins

5

Dores do Rio Preto

1

Ecoporanga

5

Fundão

3

Guaçuí

5

Ibatiba

3

Ibiraçu

5

Ibitirama

1

Itaguaçu

3

Itapemirim

5

Itaraná

3

Iúna

5

Jaguaré

1

Jerônimo Monteiro

1

João Neiva

3

Laranja da Terra

1

Linhares

15

Mantenópolis

3

Marataízes

10

Marilândia

1

Montanha

3

Mucurici

3

Muniz Freire

3

Muqui

3

Nova Venécia

14

Pancas

5

Pedro Canário

3

Piúma

5

Presidente Kennedy

3

Rio Bananal

1

Rio Novo do Sul

3

Santa Leopoldina

3

Santa Maria de Jetibá

3

Santa Teresa

3

São Domingos do Norte

1

São Gabriel da Palha

5

São José do Calçado

3

São Mateus

15

Serra

72

Venda Nova do Imigrante

3

Total

703

Para maiores esclarecimentos favor entrar no grupo do Google Chat criado para a retirada de dúvidas e envio de informações: https://chat.google.com/room/AAAAqmKdIoE?cls=1

Observação: o usuário deve utilizar o e-mail corporativo para acessar o chat.

 

O PJe Criminal

Em reunião realizada no dia 1º de agosto decidimos iniciar a implementação do PJe Criminal na Comarca de Mucurici, antes do final do mês. A partir dela corrigiremos os problemas eventualmente encontrados, com vistas a uma expansão gradual do sistema.

Registramos que pela primeira vez no Espírito Santo haverá uma integração plena de sistemas, permitindo que desde um Auto de Prisão em Flagrante até uma Apelação Criminal tudo tramite exclusivamente de forma digital.

Daí nossa cautela. Por tratar-se de um objetivo bastante amplo seguramente encontraremos problemas. De mãos dadas com o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Secretaria de Estado de Segurança Pública buscaremos forçar o sistema ao máximo, a fim de testá-lo.

Correndo tudo bem, expandiremos o sistema para mais dez comarcas de tamanho médio. Seguir-se-á novo teste de resistência.

Somente então, com razoável segurança, chegaremos às comarcas maiores.

Contamos com a compreensão de todos. E agradecemos o apoio solidário e idealista que estamos recebendo de outras instituições.

 

A digitalização dos processos

Conforme noticiado no sítio do Tribunal de Justiça, uma equipe de 100 pessoas iniciou uma nova fase no esforço de digitalização dos processos, em dois turnos de trabalho.

Uma outra equipe, auxiliada por um “robô” desenvolvido pelo servidor Ronney Dutra, já começou a inserir no PJe os processos digitalizados.

Os números relativos ao processo de digitalização como um todo estão em documento PDF anexo, para mais fácil compreensão.

 

O suporte aos usuários

É de grande importância que todos os usuários respondam a pesquisa de satisfação apresentada ao final de cada atendimento. A empresa prestadora de serviço tem por obrigação atingir a meta de 90% de satisfação.

Em abril o índice de satisfação dos usuários ficou em 59,93%. Em junho o índice alcançou 88,06% e em julho alcançou 90,86%. No dia 19 de agosto o índice está em 88,15%.

Em relação à “lista de espera”, no dia 1º de abril estavam pendentes 711 chamados no 1º Nível (atendimento via telefone) e 552 presenciais para o 2º Nível (atendimento presencial) – um total de 1.263 atendimentos em atraso. No dia 19 de agosto há 57 chamados abertos para atendimento no 1º Nível e 91 chamados para atendimento do 2º Nível – um total de 148 chamados abertos. Um quadro compatível com a normalidade.