Processo de Gestão de Demandas

Fluxo de Priorização de Demandas

O solicitante preenche o Formulário de Solicitação de Demanda.

A STI – Secretaria de TI preenche a Planilha de Avaliação de Importância e Complexidade de Demandas com dados da solicitação de demanda, além de pontuar a importância e complexidade da demanda.

Nas reuniões mensais do CGTIC – Comitê de Governança de TIC, devem ser analisadas e priorizadas as demandas estratégicas.

Nas reuniões periódicas do GTS – Grupo de Trabalho de Sistemas, devem ser analisadas e priorizadas as demandas não estratégicas. A periodicidade dessas reuniões é definida por cada grupo de trabalho, ocorrendo geralmente a cada dois ou três meses.

Após análise e priorização das demandas, deve ser iniciado o Processo de Desenvolvimento, Sustentação e Manutenção de Sistemas.

Fluxo das Reuniões de Análise e Priorização de Demandas

As reuniões de análise e priorização de demandas estratégicas e não estratégicas são realizadas, respectivamente, pelo  CGTIC – Comitê de Governança de TIC e pelo GTS – Grupo de Trabalho de Sistemas.

Caso seja a primeira reunião, deve ser analisado o gráfico da Planilha de Avaliação de Importância e Complexidade de Demandas e uma demanda deve ser escolhida para discussão.

Após discutir a demanda, esta deve ser classificada como P – Priorizada, A – Em Análise, ou D – Descartada.

Caso existam outras demandas para analisar, deve-se repetir a análise do gráfico, escolha, discussão e classificação de todas as demandas existentes.

Caso não seja a primeira reunião, as demandas classificadas na reunião anterior como D – Descartada e A – Em Análise, devem ser revistas para, respectivamente, a confirmação do descarte ou a finalização da análise, antes de analisar o gráfico, escolher, discutir e classificar as demais demandas.

Após analisar todas as demandas, deve-se definir uma ordem entre as classificadas como P – Priorizadas, e o fluxo é encerrado.