O destino do jovem mudou após participar da Campanha Esperando Por Você, do TJES, que está com novo vídeo no ar.
A campanha de adoção “Esperando por Você” acaba de contribuir para mais um final feliz. Um adolescente de 17 anos de idade, que viveu por mais de 10 anos em instituições de acolhimento do norte do Estado, foi adotado recentemente por uma família de Cariacica. A sentença de adoção foi proferida pelo juiz Antônio Moreira Fernandes, da Vara da Infância de São Mateus.
“O índice de adoção de crianças e adolescentes em nosso país ainda é muito aquém do necessário para, finalmente, poder proporcionar aos menores acolhidos uma vida digna inserida numa família. Por isso, poder atuar em um processo de adoção de um adolescente de 17 anos, que se encontrava abrigado na unidade de acolhimento da comarca há mais de dez anos e estando o mesmo prestes a atingir a maioridade, é algo extremamente gratificante. Assim, há de se reconhecer a eficácia do Programa ‘Esperando Por Você’ como sendo um mecanismo de extrema utilidade para a aproximação entre propensos adotantes e adolescentes cujas tentativas de busca por família substituta já se exauriram pelos meios ordinários.”, comenta o magistrado.
O direito à convivência familiar é reconhecido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A prioridade é que a criança acolhida retorne à família de origem, mas quando isso não é possível, ela deve ser incluída em uma família substituta por meio da adoção. A campanha Esperando por Você, portanto, é a exceção da exceção, pois somente participam crianças e adolescentes que já passaram por buscas estaduais, nacionais e internacionais, sem sucesso.
O projeto foi criado em 2017 pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja-ES), órgão da Corregedoria Geral da Justiça do ES (CGJ) e pela Assessoria de Comunicação do TJES, com o intuito de estimular adoção de grupos de irmãos, crianças mais velhas e aquelas que possuem alguma deficiência, que representam os perfis preteridos pelas famílias que desejam adotar.
Ao todo, 11 participantes já foram adotados e hoje moram com suas novas famílias. Mas ainda existem crianças e adolescentes prontos para serem adotados, apenas esperando por uma família. Uma delas é a Tais, de 13 anos de idade. Com sensibilidade, bom humor e muito carisma, a menina fala sobre arte e sonhos no vídeo que marca a nova fase da campanha.
Para conhecer outras crianças acesse www.tjes.jus.br/esperandoporvoce
Vitória, 04 de março de 2020
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br
foto: jottaneto/Nappy