2ª Vara da Infância e Juventude de Linhares realiza 1ª edição de Audiências Concentradas em 2024

fotografia em preto-e-branco de um corredor onde se vê duas silhuetas. Um rosto infantil de perfil em primeiro plano. Uma forma humana em segundo plano se movimentando pelo corredor.

As audiências serão presididas pelos juízes Gideon Drescher e Rafael Fracalossi Menezes.

De 20 de fevereiro a 06 de março, os socioeducandos que cumprem medida socioeducativa de internação no Complexo Regional Norte (Unis Norte), localizado em Linhares, terão acesso às audiências concentradas, que tem como objetivo analisar a situação individual de cada adolescente e jovem. As Audiências Concentradas no âmbito do Sistema Socioeducativo respondem à Recomendação nº 98, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como a Resolução nº 018/2023, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

As sessões serão presididas pelos juízes Gideon Drescher e Rafael Fracalossi Menezes, respondendo pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Linhares. A atividade contará com o empenho de todos os servidores, residente jurídico e estagiários lotados na unidade judiciária. Contará, ainda, com a participação da 2ª Promotoria de Justiça de Linhares, da 2ª Defensoria da Infância e Juventude de Linhares, do Conselho Tutelar e das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social de todos os municípios do Norte do Espírito Santo.

As primeiras audiências concentradas ocorreram entre agosto e setembro de 2023, oportunidade na qual foram liberados 34 socioeducandos, tendo sido proferidas 20 sentenças de extinção da Medida Socioeducativa (MSE) de Internação e 14 decisões de progressão da MSE de Internação para a MSE de Liberdade Assistida. A experiência ampliou o diálogo em rede sobre o processo socioeducativo dos socioducandos que contou com a participação destes, de suas famílias e da equipe multidisciplinar da Unis Norte.

E o juízo realizará outras edições das audiências concentradas para que todos os adolescentes e jovens privados de liberdade no Norte do Estado do Espírito Santo sejam pessoalmente ouvidos pelos magistrados, Ministério Público, Defensoria Pública e toda a rede assistencial.

Vitória, 08 de fevereiro de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Equipe 2ª Vara da Infância e da Juventude de Linhares | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

 

 

 

Pular para o conteúdo