No dia 8 de setembro, aniversário de Vitória, o feriado será apenas para a capital.
O Poder Judiciário do Espírito Santo funcionará em regime de plantão durante o feriado de Independência do Brasil (7). No dia 8 de setembro, em razão do aniversário de 475 anos de Vitória, o plantão será mantido exclusivamente na Capital.
Em Vitória, o plantão de 1º grau de jurisdição terá início às 18h desta sexta-feira (4), enquanto, no 2º grau, começará às 19h. Em ambos os casos, o encerramento acontecerá ao meio dia de quarta-feira (9), quando o Judiciário retomará o expediente.
Nos demais municípios do estado, o plantão de 1º grau de jurisdição também terá início às 18h desta sexta-feira (4) e se encerrará ao meio-dia de terça-feira (8).
Durante o período de sobreaviso, o plantão de 1ª instância, em todos os municípios, poderá ser acionado pelos celulares já divulgados anteriormente na página do TJES (no menu Plantões) ou por meio deste link: https://www.tjes.jus.br/institucional/plantao-judiciario-regioes/. Todas as informações serão fornecidas nesse contato inicial.
Na 2ª instância, os pedidos recebidos durante o plantão serão analisados pela 2ª Câmara Cível, unidade responsável pelo plantão neste período. As informações necessárias podem ser consultas no Corpo da Guarda por meio dos telefones (27) 3334-2025 e (27) 99722-7236.
Plantão da 1ª Região
Os contatos para acionamento do plantão judiciário da 1ª Região, que abrange os juízos de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Fundão e Santa Leopoldina, estão disponíveis no link: https://www.tjes.jus.br/institucional/plantao-judiciario-regioes/plantao-1a-regiao/.
Dia da Independência do Brasil
No dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, o então príncipe regente, Dom Pedro I, proclamou o grito da independência. Após a entrada em vigor da Lei nº 10.607/2002, que alterou a Lei nº 662/1949, a data tornou-se feriado nacional, marcado por desfiles cívico-militares, hasteamento da bandeira e festas públicas pelo país.
Aniversário de Vitória
Em 1551, próximo a cidade de Vitória, os portugueses, liderados pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, conquistaram o território de Vitória após uma disputa territorial contra os indígenas Goitacases. Após a sanção da Lei nº 1732/1967, o aniversário da capital passou a ser feriado municipal.
Vitória, 4 de setembro de 2026









