O Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama está acompanhado do Juiz Assessor Especial da Presidência, Fábio Brasil Nery, e da juíza gestora da Meta 4, Paula Ambrozim.
Nesta segunda e terça-feira, 03 e 04/12, o Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, participa, em Foz do Iguaçu-PR, da 12ª edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário. O Presidente do TJES está acompanhado do Juiz Assessor Especial da Presidência, Fábio Brasil Nery. A juíza Paula Ambrozim de Araújo Mazzei, uma das gestoras da meta 4 no TJES, também participa do evento.
Durante o evento, os presidentes dos 91 tribunais brasileiros aprovam as metas nacionais do Judiciário para 2019.
Na solenidade de abertura, que também contou com a presença do Ministro Humberto Martins, Corregedor Nacional de Justiça, o Presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, Ministro Dias Toffoli, proferiu a Conferência Magna: Transparência e Eficiência no Poder Judiciário.
A assessora de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica do TJES, Rita de Cássia Barcellos Almeida também está participando do evento.
Para a manhã de terça-feira, 04/12, estão previstos os Painéis temáticos simultâneos: A desburocratização no Poder Judiciário, Formação de servidores do Poder Judiciário, Mecanismos de conciliação em ações de massa, Centros de Inteligência do Poder Judiciário e O Judiciário e o sistema prisional.
Durante a tarde acontece o Painel – Uso da Inteligência artificial nos processos judiciais, além de Reuniões Setoriais para debater Metas para 2019, que serão anunciadas na Plenária Final, pelo Conselheiro Fernando Mattos, Presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do Conselho Nacional de Justiça.
Durante o encontro em Foz do Iguaçu também serão conhecidos os tribunais premiados por seu desempenho e agraciados com o Selo Justiça em Números. O Selo Justiça em Números foi criado em 2013 e possui as categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze. O reconhecimento é dado aos tribunais que investem na excelência da produção, gestão, organização e disseminação de suas informações administrativas e processuais.
Entre as exigências para recebimento do Selo Justiça em Números está a implantação, pelos tribunais, de núcleos socioambientais, conforme previsto na Resolução CNJ 201, de 2015, que determina aos órgãos do Poder Judiciário a implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS) para reduzir o impacto ambiental de suas atividades. Na edição deste ano, dar prioridade aos julgamentos de ações de violência doméstica e homicídios no dia a dia do Judiciário passou a valer pontos na disputa pela principal categoria.
O Encerramento do XII Encontro Nacional do Judiciário será feito pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Dias Toffoli e pelo Corregedor nacional de Justiça, Ministro Humberto Martins.
Vitória, 03 de dezembro de 2018.
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira| mpferreira@tjes.jus.br (com informações do CNJ)
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br