Cor roxa ilumina fachada do TJES para a conscientização da Campanha Março Roxo

Fachada do Tribunal de Justiça do Espírito Santo iluminada na cor roxa.

O objetivo é alertar e aumentar a mobilização a respeito dos direitos da pessoa com Epilepsia.

A cor roxa já está iluminando toda a fachada do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que participa da Campanha Março Roxo, que tem o objetivo de aumentar a conscientização e mobilização da sociedade a respeito dos direitos da pessoa diagnosticada com epilepsia.

Com empenho internacional, o dia 26 de março, conhecido como “Purple Day” ou “Dia Roxo” é o dia escolhido para convidar todas as pessoas ao redor do mundo a usarem a cor roxa e lembrarem a importância de dar atenção, também, aos sinais de que a doença pode estar se manifestando.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, ou seja, por um determinado período de tempo há um mau funcionamento do cérebro, causado pela emissão de sinais, descargas ou impulsos elétricos incorretos emitidos pelos neurônios. As crises podem se manifestar de diferentes maneiras, como por exemplo: ataque epilético; crise de ausência; crise parcial simples, com a distorção da percepção de si, e a crise parcial complexa, onde a pessoa perde a consciência.

Caso esteja presente durante a crise de alguma pessoa, é indispensável que alguns cuidados sejam tomados, tais como: não dê tapas e nem jogue água sobre ela, mas sim, coloque-a em local confortável, retirando de perto objetos que podem machucar, como óculos e relógios. É também de grande importância que o queixo seja levantado para facilitar a passagem de ar. Se a crise durar mais de cinco minutos, sem sinais de melhora, peça ajuda médica.

Vitória, 11 de março de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Monique Ferreira | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES