Curso remoto Aperfeiçoamento em Sentença Penal acontece de 25 a 27 de março

Mesa de estudo com caderno de anotações e computador.

O curso é destinado a integrantes do Poder Judiciário do Estado (PJES), com prioridade para assessoras, assessores, residentes, estagiárias e estagiários que atuam em gabinete.

A Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes) promove o curso Aperfeiçoamento em Sentença Penal, a ser ministrado remotamente pelo juiz Grécio Nogueira Grégio, mestre em Direitos Fundamentais, de 25 a 27 de março, das 8h às 11h, por meio de videoconferência com transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário do Estado (PJES), com prioridade para assessoras, assessores, residentes, estagiárias e estagiários que atuam em gabinete.

O curso tem como objetivo desenvolver habilidades para identificação do ato a ser produzido, sua estruturação adequada, uso de linguagem e capacidade de fundamentar a sentença, inclusive com emprego de técnica de dosimetria de penas em casos de sentença condenatória.

Serão abordados os seguintes tópicos: orientações gerais sobre sentença penal; estruturação e desenvolvimento do ato; especificidades da sentença penal, com ênfase na condenatória; desenvolvimento de habilidades na individualização da pena; e disposições finais da sentença penal (prisão, efeitos, comunicações).

As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada. Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIBLYqELuIq6RjE7KeegGS9cFF6qV5KZylWpB5_Z_hSMvnqg/viewform

A ação atende a preceitos da Resolução TJES 12/2021, que define o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período de 2021 a 2026, a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): macrodesafio CNJ – aperfeiçoamento da gestão de pessoas, e objetivo estratégico TJES – consolidar a valorização de magistradas, magistrados, servidoras e servidores.

Vitória, 04 de março de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Emes | emes@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES