Dia Nacional da Adoção é marcado por caminhada

familia adocao 130

Programação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo se estende por 6 dias.

familia adocao 400A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), órgão da Corregedoria Geral de Justiça, informa a programação em referência ao Dia Nacional da Adoção, comemorado no dia 25 de maio. Os eventos começam no domingo, dia 25, com uma caminhada na Praia de Camburi, Vitória, e se estendem até o dia 30.

A 1ª Caminhada da Adoção é realizada pelo Grupo de Apoio à Adoção de Vitória – Ciranda. O objetivo é sensibilizar, estimular e informar a sociedade sobre o tema. “Apesar de a adoção de crianças e adolescentes ser uma prática antiga, muitas dúvidas ainda exigem esclarecimento para aqueles que desejam empreender um projeto adotivo. Responder aos questionamentos, buscar por informações, (re)pensar e compartilhar experiências são ações importantes para uma decisão sensível, consciente e segura daqueles que se dispõe a constituir uma família adotiva”, segundo o Grupo de Trabalho sobre Adoção do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo.

A CEJA informa que na data de hoje há 804 pretendentes brasileiros à adoção, com a habilitação válida, cadastrados no Espírito Santo, sendo que há 143 crianças e adolescentes acolhidos no Estado com processo de destituição transitado em julgado (aptas à adoção), em sua maioria maiores de 5 anos de idade.

Na segunda, dia 26, a Central de Apoio Multidisciplinar de Colatina fará divulgação de material informativo sobre adoção à comunidade na Praça Sol Poente, em Colatina. Na terça, dia 27, será realizado pela Vara da Infância e Juventude de Viana um evento de mobilização com a rede socioassistencial e de saúde sobre a temática da adoção, tendo como público-alvo servidores do TJES de Viana e do Poder Executivo e também distribuição de material informativo sobre adoção junto a rede e em locais públicos. A disponibilização de materiais à comunidade se estende até o dia 30.

E também no dia 30, sexta-feira, ocorre, das 08 às 18 horas, a Capacitação “Um Novo Direito, um Novo Olhar: A acolhida de mulheres que entregam seus filhos para adoção”, com promoção do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Supervisão e Coordenação das Varas da Infância e Juventude, Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) e Escola da Magistratura do Espírito Santo (EMES). Veja programação, voltada para magistrados e servidores do Poder Judiciário, abaixo. O evento será realizado no Salão Pleno do TJES.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 25/05 – 1ª Caminhada da Adoção, com concentração às 09h, em frente ao Bob’s na Praça dos Namorados, Vitória/ES

Dia 26/05 – Divulgação de material informativo sobre adoção à comunidade na Praça Sol Poente e na rua principal de Colatina

Dia 27/05 – Evento de mobilização com a rede socioassistencial e de saúde acerca da temática da adoção

De 27/05 a 30/05 – Divulgação de material informativo sobre adoção junto a rede e locais públicos

Dia 30/05 – Programação da Capacitação “UM NOVO DIREITO, UM NOVO OLHAR: A acolhida de mulheres que entregam seus filhos para adoção”.

 MANHÃ

08h00 – Credenciamento

08h30 – ABERTURA

09h00 – HISTÓRICO DO PROGRAMA MÃE LEGAL
Palestrante – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE)

09h30 – CONSTRUÇÃO DE LAÇOS PARA UMA REDE DE ATENÇÃO E CUIDADOS 
Palestrante – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE) e Ana Cláudia Souza (Analista Judiciário/ Psicóloga da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE)

10h00 – MUDANÇA DE PARADIGMA: Da Justiça Punitiva à Justiça que Acolhe
Palestrantes – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE) e Ana Cláudia Nunis (Analista Judiciário/ Assistente Social da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE)

11h15 – DEBATE

12h00 – ALMOÇO

TARDE

13h30 – A ACOLHIDA COMO CONTINENTE PARA ANGÚSTICA VIVENCIADA – O Papel da Equipe Psicossocial
Palestrantes – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE), Ana Cláudia Souza (Analista Judiciário/ Psicóloga da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE) e Ana Cláudia Nunis (Analista Judiciário/ Assistente Social da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE)

14h30 – RESULTADOS E DESAFIOS ENCONTRADOS
Palestrantes – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE) e Ana Cláudia Souza (Analista Judiciário/ Psicóloga da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE)

15h30 – DEBATE

16h00 – APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE CASOS 
Palestrantes – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE), Ana Cláudia Souza (Analista Judiciário/ Psicóloga da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE) e Ana Cláudia Nunis (Analista Judiciário/ Assistente Social da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE)

18h00 – Encerramento

 

Ilustração : Paulo Filho Monteiro

Vitória, 20 de maio de 2014

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Marcia Brito
mcbrito@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br