Direito dos Animais é o tema do novo episódio do Podcast do TJES Just Talk

Edwiges Dias, mulher de pele branca com cabelos tingidos de ruivo. Ela está sorridente posando para foto ao lado de um cão da raça Collie.

A convidada pra falar sobre o assunto é procuradora de Justiça Criminal, Edwiges Dias, idealizadora da Coordenação de Proteção de Defesa da Fauna do MPES.

O projeto de lei 2.875/2022, que aumenta a pena para os crimes de maus-tratos e morte contra animais, está em tramitação no Senado Federal. Foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e segue para a Comissão de Constituição e Justiça. Mas ainda hoje tem gente que nem sabe que os animais possuem direitos. Por isso, o novo tema do Podcast Just Talk é Direito dos Animais, que traz como convidada a procuradora de Justiça Criminal, Edwiges Dias, idealizadora da Coordenação de Proteção de Defesa da Fauna no Ministério Público do ES.

“Existe no Brasil uma lei de proteção aos animais, que é a lei dos Crimes Ambientais, que tem por objetivo assegurar e proteger a vida e o bem-estar dos animais em todo o território nacional. A Constituição Federal é a fonte primária das normas do direito animal, porque dela se extrai a regra da proibição da crueldade, contra os animais, os princípios da dignidade animal, da universalidade, da primazia da liberdade natural. Mas o ordenamento jurídico do direito animal também é composto da legislação federal, estadual, distrital e ainda, em caráter suplementar, da legislação municipal”, explica.

A procuradora de Justiça também enfatiza que no Direito dos Animais têm se utilizado como parâmetro o princípio da liberdade:

1- A liberdade nutricional, que é o direito de acesso à água e alimento.

2- A liberdade ambiental, que é o direito a viver em ambiente adequado à espécie.

3- A liberdade sanitária, que é o direito a tratamento médico veterinário e a políticas públicas ligadas à saúde animal.

4- A liberdade comportamental, que é o direito à liberdade para expressar o comportamento natural do animal.

5- A liberdade psicológica, que é o direito à proteção do bem-estar físico e psicológico desse ser não humano.

Ao longo do episódio a procuradora fala sobre fiscalização, denúncia, punição e a importância da conscientização sobre esse tipo de violência. Ouça na íntegra: https://podcasters.spotify.com/pod/show/tjesoficial/episodes/94–Direito-dos-Animais-e2i1fqm

Vitória, 05 de abril de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Tais Valle | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES