O resultado pode ser percebido na maior velocidade de navegação nos sistemas administrativos e judiciários.
A mais recente expansão nos cabos de fibra ótica no Poder Judiciário capixaba mais que dobrou o número de links de comunicação instalados. De 2017 a 2023, durante os sete primeiros anos do projeto, foram instalados 25 links. E somente este ano, a Justiça Estadual alcançou a implantação de mais 39 links, o que soma o total de 64 pontos instalados.
Este aumento substancial na cobertura da rede representa um marco importante na modernização do sistema judiciário estadual, bem como posiciona o TJES na vanguarda da tecnologia entre os tribunais estaduais brasileiros, estabelecendo um novo padrão de excelência em conectividade e segurança de dados ao Poder Judiciário capixaba.
Além disso, a velocidade das conexões de internet passaram de 20 Mbps (Megabits) para 1 Gbps (Gigabit) representando um salto de 50 vezes na capacidade de transmissão de dados. O resultado pode ser percebido na velocidade da navegação nos sistemas administrativos e judiciários, o que impacta diretamente no serviço prestado para usuárias e usuários, bem como para integrantes do Sistema de Justiça, como membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
E essas melhorias só foram possíveis graças a uma parceria entre o Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) e o Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo), que engloba acesso à Internet via cabo, serviço de link via cabo, instalação e remanejamento dos links. Assim, todo o fluxo de dados agora ocorre em uma rede privativa do estado, aumentando consideravelmente a segurança da comunicação.
Vitória, 31 de outubro de 2024
Texto: Elza Silva
imprensa@tjes.jus.br
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES
arte: freepik