Legislação e Normativos

As normas internas estabelecem a organização e o funcionamento dos órgãos administrativos do Tribunal. Elas detalham a competência, a atribuição e o funcionamento de cada unidade.

Visam garantir que o operemos de forma organizada e eficiente, contribuindo para a uniformidade na aplicação das regras e a implementação de controles internos, de forma a garantir que todas as atividades sejam realizadas dentro da legalidade, além de propiciar a padronização, a segurança e a transparência das atividades.

Importante ressaltar a observância, pela Secretaria Geral, da legislação aplicável à gestão do Tribunal, tais como o Regimento Interno, a Lei Complementar nº 46/2004, demais Resoluções e Atos Normativos emitidos pela Presidência.

A seguir, as normas de procedimentos, atos, portarias e ordens de serviços da Secretaria Geral, elaborados de forma alinhada à legislação vigente, contemplando os procedimentos a serem adotados para acesso aos serviços prestados, bem como fluxos e formulários padrão adotados.

NORMA DE PROCEDIMENTO (NP), GUIA OU MANUAL ATUALIZAÇÃO FORMATO (BAIXAR)
NP 14.01 – Elaboração e Publicação da Pauta Administrativa do Pleno 05/05/2025 PDF
NP 14.02 – Escolha de Membro Efetivo da Classe de Juiz de Direito do TRE-ES 05/05/2025 PDF
NP 14.03 –   Eleição de Lista Tríplice para Vaga de Desembargador do Quinto Constitucional (Vaga OAB/ES) 05/05/2025 PDF
NP 14.04 – Concessão de Diárias para Magistrado e Servidor do Poder Judiciário 05/05/2025 PDF
NP 14.05 – Concessão de Passagens Aéreas para Magistrado e Servidor do Poder Judiciário 05/05/2025 PDF
NP 14.06 – Celebração de Convênio /ACT de caráter não oneroso 05/05/2025 PDF
NP 14.07 – Pedidos de Informação e de Providências à Secretaria Geral. 05/05/2025 PDF
NP 14.08 -Tratamento de reclamação, elogio, crítica e sugestão recebidos pela Ouvidoria Administrativa do TJES 05/05/2025 PDF
NP 14.09 – Reserva de Hospedagem para Júri 05/05/2025 PDF
Guia de Gestão de Riscos e ANEXOS 2025 PDF

Acesse, também, os atos, portarias e ordens de serviço emitidos pela Secretaria Geral, e que estabelecem orientações de assuntos específicos da gestão administrativa do TJES.

ATO, PORTARIA E ORDEM DE SERVIÇO ASSUNTO
2025
Ato nº 068/2025,  de 04/04/2025 Delegação ao ocupante do cargo de Secretário de Gestão de Pessoas, a atribuição para celebrar convênios e instrumentos congêneres relacionados a pessoal, que não envolvam ônus para o PJES.
2024
Ato nº 179/2024, de 04/09/2024 Delegação ao ocupante do cargo de Secretário de Engenharia, Gestão Predial e Manutenção de Equipamento a atribuição para assinar Anotação de Responsabilidade Técnica – ART – e documentos análogos.
Ato nº 182/2024, de 11/09/2024 Delegação à Secretaria Judiciária a atribuição para autorizar o pagamento de honorários periciais e de honorários a tradutores / interpretes no âmbito da ajustiça Estadual.
Ato nº 191/2024, de 24/09/2024 Delegação ao ocupante do cargo de Secretário de Infraestrutura a atribuição para autorizar servidores a dirigir veículos oficiais.
Ato nº 195/2024, de 27/09/2024  Delegação ao ocupante do cargo de Secretário de Infraestrutura a atribuição para autorizar o pagamento de diárias a terceirizados, desde que estejam previstas no edital/contrato.
2023
Ato nº 196/2023, de 04/09/2023 Regulamenta a aplicação da penalidade de multa nos casos em que o valor for considerado irrisório.
2022
Ato nº 059/2022, de 23/03/2022 Trata da composição do Comitê deliberativo do Sistema CidadES Contratação.
Ato nº 084/2022, de 31/05/2022 Dispõe sobre a concessão e alteração das férias dos servidores no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo.
Ato nº 230/2022, 14/12/2022 Altera a redação do Ato da Secretaria Geral nº 84/2022.

Veja, ainda, atos, portarias e ordens de serviços anteriores a 2022.