Ministro do STJ concede palestra para juízes do TJES

Palestra Og Fernandes 130

O ministro Og Fernandes falou sobre ética e transparência na carreira do magistrado.

Palestra Og Fernandes 400O Ministro do Superior Tribunal de Justiça, STJ, Og Fernandes, esteve no Espírito Santo para falar sobre “Jurisprudência do STJ: Ética no Judiciário” aos magistrados do Tribunal de Justiça.

Pela terceira vez em terras capixabas, o ministro Og Fernandes (esteve aqui como juiz, como desembargador e, agora, como ministro) falou da importância do debate sobre ética para a carreira do magistrado.

“Às vezes, o magistrado está muito envolvido com as questões técnicas, necessárias da profissão, mas permeia essa avaliação técnica uma profunda avaliação da correição da atitude do que seja certo e do que seja errado, porque ética e Judiciário são expressões que se complementam”, pontuou.

O ministro também abordou o novo papel do Judiciário diante do anseio latente da sociedade por transparência. Para ele é preciso mostrar que se julga com esse valor. “Essa transparência não pode ser um discurso vazio. Fala-se muito em transparência, às vezes com um certo ar de demagogia. Precisa-se de ter transparência. É preciso dizer o que se faz, como se faz, e, atuar também, como se diz no jargão, como ‘mulher de César’. É preciso que a conduta do magistrado seja íntegra 24 horas por dia. Não dá para ser magistrado apenas no expediente”, ressaltou.

O magistrado Fernando Estevam Bravin Ruy elogiou a iniciativa e destacou a discussão sobre a transparência como fator de base na conduta do magistrado. “Ele afirma que essa transparência tem que ser real, verdadeira e demonstrada, ela não basta ser existente apenas do ponto de vista formal”, destacou o juiz.

O evento, que aconteceu na última sexta-feira (14/03), integra o Curso de Formação Continuada para Magistrados, promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo, EMES. O presidente da Escola, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, destacou que o ministro é uma referência para os magistrados, sendo sua jurisprudência muito citada no Tribunal de Justiça.

Vitória, 17 de março de 2014

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
elcrsilva@tjes.jus.br

Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br