Ministro do STJ profere palestra em Vitória

palestra ministro sanseverino 130Ministro Paulo de Tarso Sanseverino falou sobre Direito das Obrigações para juízes do TJ.

palestra ministro sanseverino 400O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Vieira Sanseverino esteve em Vitória nesta sexta-feira (07) e proferiu palestra para os magistrados do Poder Judiciário do Espírito Santo. O ministro falou sobre “A importância dos Princípios na Aplicação do Direito das Obrigações”.

Na opinião do ministro, o princípio fundamental dentro do Direito Contratual é o princípio da autonomia privada, ou seja “o poder conferido à vontade das pessoas de dispor acerca dos seus bens, de dispor acerca dos seus negócios”.

O palestrante explicou que este direito tem limitações, e a primeira grande limitação é o próprio princípio da limitação social do contrato. “Na execução do contrato se deve respeito não apenas ao interesse individual dos contratantes, mas também ao interesse coletivo, ao interesse social”, disse o magistrado. E lançou mão dos ensinamentos do professor Miguel Reale, “o bem social ideal consiste em servir o coletivo respeitando a personalidade de cada um”.

A palestra foi dividida em duas etapas, a primeira sobre o princípio da boa fé objetiva e a segunda sobre as funções do princípio da boa fé objetiva no sistema jurídico, como função interpretativa, função integrativa e função de controle do próprio princípio.

Segundo o convidado, “se considera boa fé um modelo de conduta social, um padrão ético de comportamento que se põe a todo cidadão na sua vida de relação, que atue com honestidade, com lealdade, com probidade”.

Ainda de acordo com o ministro, a Jurisprudência do STJ utilizou, na área das obrigações, os princípios e institutos do Código de Defesa do Consumidor para oxigenar todo o Sistema de Direito Privado. “Claramente pelos avanços que foram feitos, um dos pontos que foi utilizado foi exatamente o princípio da boa fé objetiva”, ressaltou.

Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino

Paulo de Tarso Vieira Sanseverino é ministro do STJ desde 2010. Anteriormente, foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e professor de Direito Civil da PUC-RS e da Escola Superior da Magistratura do Estado. O ministro também é doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O palestrante ainda tem em seu currículo a publicação dos livros “Responsabilidade Civil no Código do Consumidor e a Defesa do Fornecedor” e “A reparação do dano e a quantificação da indenização no Código Civil”, pela Editora Saraiva; e “Comentários ao Novo Código Civil – Contratos em Espécie”, pela Editora Revista dos Tribunais.

Vitória, 07 de novembro de 2014

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br
Tels.: (27) 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br