Projetos do PLS

Conheça os projetos desenvolvidos no Plano de Logística Sustentável do TJES:

Papel e impressões

Em 2016, houve um aumento de 4% do consumo de papel e não houve nenhuma ação específica para a redução do seu consumo, apenas ações de sensibilização durante os eventos realizados e as visitas de implementação da Coleta Seletiva, no prédio sede do TJES. Não há aquisição de papel reciclado pelo PJES.

As ações propostas para a redução da quantidade de impressões tiveram atrasos ou não foram iniciadas. Como não há controle de impressões, espera-se que a partir desse controle, haja uma grande redução no número de impressões. Além disso, há uma expectativa de aumento dos gastos com suprimento de impressão para que se tenha uma redução dos gastos com manutenção dos equipamentos de impressão. Os suprimentos de impressão originais proporcionarão uma maior eficiência dos equipamentos e uma redução no número de impressões, uma vez que os remanufaturados estavam danificando os equipamentos e impossibilitando a impressão frente e verso, conforme verificado e informado pela área técnica responsável.

Todas as contratações de Tecnologia de Informação e Comunicação atendem as normas de sustentabilidade exigidas na legislação.

Em 2017, serão desenvolvidas as seguintes ações para a redução do consumo de papel, das impressões e dos gastos com suprimento de impressões: levantamento de dados e estudo de viabilidade para a implantação de outsourcing de impressão; estudo de viabilidade para a implantação do sistema de processo administrativo eletrônico; padronização da impressão em frente e verso e utilização de fonte ecológica; implantação do sistema de controle de impressões; implantação das “ilhas de impressão”.

Copos Descartáveis

Em 2016, superamos a meta estabelecida de redução do consumo de copos descartáveis pelo estabelecimento de um limite para a distribuição dos copos para as unidades. Em 2017, será desenvolvido um estudo para a implementação da substituição de copos descartáveis.

Água envasada em embalagem plástica

Para os próximos anos, será desenvolvido um estudo de viabilidade de substituição de água envasada por bebedouros de pressão ou purificadores de água, a fim de reduzir os gastos com água envasada, que teve um aumento de 6,4% no consumo e de 16,4% nos gastos.

Telefonia

Os contratos de telefonia fixa e móvel foram revisados a fim de identificar soluções mais econômicas. Sendo assim, apurou-se, no último exercício, uma redução de 7,5% nos gastos com telefonia.

Em 2017, será elaborado relatório de viabilidade para utilização de software de comunicação eletrônica para transmissão de voz sobre IP, sendo sua implementação condicionada à viabilidade encontrada e às deliberações do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Energia elétrica

A redução do consumo de energia elétrica (-8,2%) deu-se pelas ações de desligamento das máquinas do ar condicionado central e fracionamento das lâmpadas dos setores do prédio sede do TJES.

Está sendo desenvolvido um plano de substituição de lâmpadas e equipamentos elétricos para melhor eficiência energética. Estima-se que, durante 2017, em pelo menos duas unidades, sejam substiuídas as lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas LED. Além dessa ação, haverá renegociação dos contratos com as concessionárias de energia elétrica.

Água e esgoto

Em 2016, houve um aumento do consumo de água (11,4%).

Está sendo desenvolvido um plano de substituição de louças e metais. Além disso, será elaborado um plano de destinação adequado de esgoto para as unidades que não possuem.

Gestão de resíduos

Em 2016, foi iniciada a implementação da Coleta Seletiva no prédio sede do TJES. O projeto foi apresentado no evento “Tribunal Mais Sustentável” e, durante os três meses seguintes, todas as unidades do prédio sede receberam visitas de representantes do Núcleo Socioambiental e da Assessoria de Cerimonial e Relações Públicas. Durante as visitas, houve a orientação de como proceder a separação dos resíduos, além de haver uma sensibilização geral quanto à necessidade de redução do consumo dos bens públicos e dos recursos naturais.

Em relação aos suprimentos de impressão, as empresas não aceitam os remanufaturados. Os novos termos de referência já estão prevendo a logística reversa com a destinação adequada dos toners usados.

Em 2017, será ampliado o projeto da Coleta Seletiva para outras unidades do PJES.

Reformas

Em 2017, serão definidos os critérios mínimos de acessibilidade para as unidades do PJES, bem como a elaboração de um programa de execução de acessibilidade, para que haja uma padronização dos critérios de acessibilidade e sustentabilidade a serem inseridos nos projetos de reforma, conforme plano de obras do CNJ. Atualmente, todos os projetos novos contemplam critérios de acessibilidade e sustentabilidade.

Limpeza

Os contratos de limpeza foram revisados em 2016, proporcionando uma redução de 10% nos gastos. Em 2017, serão verificados os itens de sustentabilidade que poderão sem incluídos nesses contratos.

Vigilância

Em 2015, vigoraram 06 contratos de vigilância armada. Sendo assim, o quantitativo de postos de vigilância correspondem ao valor médio mensal. Também em 2015, foram implantados novos postos de vigilância 24 horas por meio de novos contratos, o que justifica o aumento do investimento em vigilância armada do ano anterior para o ano de 2015. Apesar de representar um único posto, os postos 12x36h são compostos por 02 vigilantes armados. Portanto, um aumento no gasto relativo com vigilância armada pode representar uma substituição de postos administrativos por postos de vigilância 24 horas, que proporcionam maior cobertura e segurança, inclusive em finais de semana e feriados. Por fim, o aumento do gasto de vigilância armada deve-se em maior parte à repactuação anual do contrato com base na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Em 2017, serão realizados estudos sobre os critérios de sustentabilidade a serem inseridos nos contratos de vigilância para a adoção desses critérios nos novos termos de referência. Além disso, está sendo sendo elaborado um plano de substituição de vigilância armada (24h) por serviço de monitoramento eletrônico.

Veículos

Com o Ato Normativo TJES nº 015/2016, foram feitas reduções nos contratos de locação de veículos e contratação de motoristas, no segundo semestre de 2016, buscando alcarçar os mesmos resultados pretendidos, usando menos recursos. Em 2017, haverá uma alteração da metodologia de contratação de motoristas e locação de veículos, aliados a uma central de agendamento e controle de frota, otimizando as viajens e mantendo o controle sobre os veículos por meio de rastreamento.

Combustível

Em 2016, foi implantada a central de agendamento de veículos, por meio do Ato Normativo TJES nº 093/2016, objetivando a otimização da utilização de veículos oficiais e redução dos gastos com combustíveis e manutenções. Em 2017, haverá uma alteração da metodologia de contratação de motoristas e locação de veículos, aliados a uma central de agendamento e controle de frota otimizando as viajem e mantendo o controle sobre os veículos por meio de rastreamento.

Qualidade de vida

Em 2016, foram desenvolvidas as seguintes ações de qualidade de vida:

– Reunião de monitoramento dos servidores participantes do Grupo de Preparação para Aposentadoria de 2015;

– Palestras devolutivas sobre a pesquisa diagnóstica de qualidade de vida no trabalho realizada no ano de 2013 e orientações na área de ergonomia nas Comarcas de Colatina e de Cachoeiro de Itapemirim;

– Grupos de Preparação para Aposentadoria, no Tribunal de Justiça e na Comarca de Linhares, com 05 módulos: encontros semanais com temáticas relacionadas à aposentadoria;

– Evento com todos os participantes de todos os grupos de Preparação para Aposentadoria realizados entre os anos de 2012 a 2016;

– Ações de saúde em alusão ao Dia mundial do Diabetes, visando a sensibilização, detecção de patologias e orientação adequada no Tribunal de Justiça e nas Comarcas de Cariacica, Viana e Vila Velha.

Em relação às ações solidárias, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo é parceiro do Correios no projeto “Papai Noel dos Correios”. Durante o projeto, todas as cartas são atendidas.

Para 2017, estão previstas ações para a definição da política de qualidade de vida do PJES, campanhas de sensibilização, promoção da política de inclusão para trabalhadores com deficiência.

Capacitação socioambiental

Em 2016, foram desenvolvidas as seguintes ações de sensibilização e capacitação:

– Semana do Meio Ambiente;

– Tribunal Mais Sustentável;

– Teleaula de Compras Sustentáveis;

– Campanha de Acessibilidade: dicas de convivência;

– Campanha Viver Melhor;

– Coleta Seletiva – TJES.

Durante os eventos e as visitas aos setores, houve a orientação de como proceder a separação dos resíduos, além de haver uma sensibilização geral quanto à necessidade de redução do consumo dos bens públicos e dos recursos naturais.

Em 2017, serão desenvolvidas outras ações de sensibilização e capacitação socioambiental.