Prédio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo recebe iluminação em adesão ao Setembro Amarelo

A Campanha tem a finalidade de esclarecer e conscientizar a sociedade de que o suicídio pode ser prevenido.

Durante este mês, o prédio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) ficará iluminado na cor amarela, em razão da adesão do órgão à Campanha Setembro Amarelo. Além da iluminação, a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) do TJES preparou uma série de ações, que acontecerão nos Fóruns da Grande Vitória, quando serão distribuídas cartilhas e fitas amarelas para esclarecer e conscientizar a sociedade de que o suicídio pode ser prevenido.

O mês foi escolhido, pois 10 de setembro é a data oficial de celebração do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A equipe da CSPS pretende, com esta ação de saúde, convidar os membros do Judiciário a dialogarem sobre o tema, identificarem sinais, buscarem ajuda ou oferecerem apoio a um amigo ou familiar, pois com informação e diálogo muitas vidas podem ser salvas!

Segundo a psicóloga da CSPS Giovana Dantas da Silva, há ainda muito desconhecimento e preconceito em relação ao tema. “As pessoas não entendem que alguém que tenta suicídio passa por um sofrimento e dor tão grande que não consegue enxergar alternativa, além de tirar a própria vida, como forma de eliminar este sofrimento. Porém esta visão é equivocada. Em muitos casos, estas pessoas sofrem com algum transtorno mental e por isso precisam de suporte de profissionais da saúde”, explicou a servidora.

As ações acontecerão nas seguintes datas e locais:

  • 10/09 (segunda-feira) – TJES
  • 13/09 (quinta-feira) – Fórum de Vila Velha
  • 17/09 (segunda-feira)- Fórum de Cariacica
  • 20/09 (quinta-feira)- Fórum de Vitória
  • 21/09 (sexta-feira) – Fórum de Guarapari
  • 26/09 (quarta-feira)- Fórum de Serra

Vitória, 03 setembro de 2018.

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br