Presidente do TJES participa do 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, que acontece em Alagoas

Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama participa de debates de interesse do Poder Judiciário Nacional nesta quinta e sexta-feira, 01 e 02/3, em Maceió.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, participa nesta quinta e sexta-feira (01 e 02/3), do 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, em Maceió, Alagoas.

De acordo com informações do Tribunal de Justiça de Alagoas, a abertura do Encontro reuniu representantes de todos os Tribunais de Justiça do país e contou com a presença do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, do Governador do Estado de Alagoas, Renan Filho e do Senador Benedito de Lira, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, o Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Otávio Praxedes, destacou que o evento vai possibilitar que os Tribunais troquem experiências e debatam os desafios do Judiciário na atualidade. “Esse encontro é uma oportunidade que temos para debater assuntos de grande interesse para o Judiciário brasileiro, para que possamos evoluir atentos às boas experiências que vêm sendo desenvolvidas por cada um dos Tribunais que estão aqui representados”. Ainda segundo o desembargador, o Judiciário precisa estar cada vez mais bem estruturado para responder aos anseios da sociedade. “Devemos desburocratizar o Poder Judiciário, como forma de viabilizar a otimização da prestação jurisdicional”, destacou o presidente do TJAL.

Para o presidente do Conselho dos Tribunais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes (TJMG), as Cortes de Justiça devem procurar investir em soluções não convencionais, como a mediação. “Esse é um programa que estamos tentando implementar, mas que demora tempo porque primeiro temos que mudar a mentalidade do brasileiro e dos profissionais do Direito”, ressaltou.

Nesta sexta-feira (02/3), o Presidente do TJES participa de reuniões e de palestras com o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Eustáquio Soares Martins, que apresenta o tema “Direito à Saúde e a Jurisprudência do STJ”, com o Juiz Auxiliar da Presidência do TJAL, Hélio Pinheiro Pinto, que fala sobre a Gestão do Poder Judiciário de Alagoas: avanços e desafios e, por último, com o Governador do Estado de Alagoas, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, que profere palestra sobre o tema: Solidez Fiscal como forma de ampliar investimentos e promover avanços de políticas.

Ainda nesta sexta, o Conselho dos Tribunais de Justiça elabora e divulga a Carta de Maceió, contendo todas as deliberações desta edição do evento.

O Conselho dos Tribunais de Justiça foi criado em 1992 e tem como principais objetivos a integração dos tribunais de justiça, o intercâmbio de experiências e, ainda, o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos que possam ter repercussão em mais de um estado da Federação, buscando uma uniformização de entendimentos.

Vitória, 02 de março de 2018.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira – mpferreira@tjes.jus.br com informações do TJAL (www.tjal.jus.br)

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br