Presidente do TJES participa do lançamento da Câmara de Conciliação da Findes

Evento que aconteceu nesta sexta (09/3) no auditório do Edifício Findes contou com palestra da ministra aposentada do STF Ellen Gracie.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo participou da cerimônia de lançamento da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes-Findes, que aconteceu nesta sexta-feira (09/3), no auditório do Edifício Findes. O evento contou com palestra da ministra aposentada e ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, vice-presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp-Fiesp e com a presença de muitas autoridades, entre elas o vice-governador do Estado, Cesar Colnago .
 
 
Também compareceram à cerimônia os desembargadores Carlos Simões Fonseca, vice-corregedor geral de Justiça, Adalto Dias Tristão, José Paulo Calmon Nogueira da Gama e Jorge Henrique Valle dos Santos, o Senador Ricardo Ferraço, o Deputado Federal Lelo Coimbra, o vice-Presidente do Tribunal de Contas do ES, Domingos Taufner, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Mario Ribeiro Cantarino, o Procurador de Justiça Eder Pontes, representando a Procuradoria Geral de Justiça, além de magistrados, procuradores, secretários de estado e outras autoridades.
 
 
De acordo com informações retiradas do site do Sistema Findes, a Câmara foi criada com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e trazer segurança jurídica para empreendedores e é presidida pelo ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Cláudio Allemand, e tem como vice-presidente o desembargador federal aposentado Antônio Cruz Neto.
 
 
De acordo com Allemand, os profissionais que compõem a Câmara foram indicados por membros da academia jurídica do Estado – incluindo as faculdades Doctum, Faesa, FDV, Fucape e Multivix. São dez conselheiros, seis capixabas e quatro não residentes no Estado, “renomados e reconhecidos nacionalmente pelo trabalho que desempenham em mediação e arbitragem”, destacou o presidente da Câmara, ressaltando que a iniciativa trará mais segurança jurídica para investimentos no Estado.
 
Durante a solenidade, o Presidente da Cindes/Findes Léo de Castro destacou que a iniciativa da Câmara de Mediação certamente contribuirá para o aumento de investimentos no Estado. “A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes-Findes está à disposição de toda a sociedade capixaba”, concluiu.
 
 
Ao iniciar a sua palestra, a vice-presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp-Fiesp, a ministra aposentada e ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie destacou a importância da mediação na resolução de conflitos e na redução das demandas que chegam ao Poder Judiciário: “a grande maioria dos casos podem e devem ser resolvidos consensualmente entre as partes”, ressaltou. 
 
 
A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp foi instituída em maio de 1995 pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Tem por objetivo administrar conciliações, mediações e arbitragens que lhe forem submetidas, prestando assessoria no desenvolvimento dos procedimentos. Possui gestão autônoma, independente e está há 21 anos auxiliando na consolidação dos meios adequados de solução de conflitos.
 
Vitória, 09 de março de 2018.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira – mpferreira@tjes.jus.br (com informações da Findes)
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br