Presidente do TJES quer uma gestão participativa e vai ao encontro de juízes no interior

Nesta semana, o Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, se reuniu com os magistrados de São Mateus e Linhares.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, prosseguindo com o projeto de “Gestão Participativa”, reuniu-se esta semana com os juízes que atuam nas Comarcas de São Mateus e Linhares, no Norte do Estado. O Presidente está abrindo um canal de diálogo com os magistrados do Poder Judiciário do Espírito Santo, indo pessoalmente nas Comarcas, seja para verificar as instalações físicas, como foi a agenda de vistoria nas unidades judiciárias de Vitória, a Capital do Estado, seja para apresentar aos Juízes o trabalho que a atual administração está desenvolvendo e como a magistratura poderá interagir com as Assessorias da Presidência em suas demandas, como foi a agenda do Norte do Estado.

Em São Mateus, estiveram presentes na reunião 12 juízes que atuam na Comarca, e o Presidente fez questão de registrar a grande satisfação em saber que todos eles residem no próprio Município. Acompanhado do Presidente da Amages, o juiz Ezequiel Turíbio, e pela juíza Diretora do Foro de São Mateus, Dra Aline Moreira Souza Tinôco, o Desembargador Sérgio relatou a situação financeira do Poder Judiciário, explicando que ainda é uma situação delicada, mas que a equipe de trabalho monitora diariamente o comportamento da receita, para estarem cientes das etapas do orçamento, para desenvolverem os projetos com segurança.

O Presidente apresentou um relatório dos primeiros 100 dias de sua administração. Falou da vistoria que realizou nas unidades de Vitória e dos prédios que serão inaugurados ainda neste primeiro semestre. O próximo será o Arquivo Central, para onde será transferido o Almoxarifado do Tribunal de Justiça, o que vai permitir ao Poder Judiciário adquirir material suficiente para todas as Comarcas, pois terá condições para armazenamento. “Com esse novo espaço, terei como atender de imediato as solicitações de material e equipamentos feitas pelas Comarcas”, explicou o Presidente, que também anunciou a inauguração da nova sede do Fórum de Mimoso do Sul.

Sobre agilidade para o trabalho dos juízes, o Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama destacou que vai investir em tecnologia. “A minha gestão será obstinada em melhorar a área tecnológica, principalmente para suprir a falta de servidores no Poder Judiciário. Vamos recuperar o atraso, porque a crise econômica não permitiu a expansão da TI”, disse o Presidente, que ainda anunciou para os magistrados que o Desembargador Fabio Clem de Oliveira é quem será o Presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo. Disse ainda que pretende trabalhar muito com os Juizados e investir na mediação judicial.

Na área criminal, o Presidente explicou sobre o treinamento que o CNJ vem fazer esta semana para utilização do novo Banco Nacional de Mandados de Prisão, falou da expansão das Audiências de Custódia, e disse: “estou esperançoso por dias melhores, pois estou dando o melhor de mim para fazermos uma excelente gestão, estou muito motivado para tal finalidade”.

Por fim, o Desembargador Sérgio disse que é o Presidente do diálogo, que a porta do gabinete dele estará sempre aberta para seus colegas magistrados, por quem tem muito carinho. Concluiu a reunião em São Mateus sugerindo que os juízes listem suas demandas e sugestões, e as enviem para a Presidência, “o que estiver ao meu alcance, eu farei”, encerrou o Presidente, agradecendo muito a atenção e a organização do encontro promovida pela juíza Aline, Diretora do Fórum de São Mateus.

Da mesma como procedeu na Comarca de São Mateus, o Presidente também foi pessoalmente a Linhares para se encontrar com os juízes da Comarca. Visitou as instalações das Unidades, inclusive a sala do Cejusc de Linhares, e durante o encontro com nove magistrados do Foro, cumpriu mais uma etapa do projeto de “Gestão Participativa”. Em Linhares, o Presidente do TJES e o Presidente da Amages, juiz Ezequiel Turibio, foram recebidos pelo Diretor do Foro, o juiz de Direito Cássio Jorge Tristão Guedes, que promoveu o encontro com os demais magistrados da Comarca.

Vitória, 14 de março de 2018.

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação TJES
Texto: Andréa Resende | amresende@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br