Presidente do Tribunal de Justiça recebe novos pleitos do Presidente da OAB-ES

Homero Mafra fez algumas sugestões e reivindicações dos advogados ao Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama e destacou o excelente relacionamento da OAB com a administração do TJES.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, recebeu no gabinete da presidência, nesta terça-feira (08/05), o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Espírito Santo, Dr. Homero Junger Mafra. Em pauta, novas reivindicações e sugestões dos advogados com relação às unidades judiciárias do Estado.

Durante a reunião, o Desembargador Sérgio Gama destacou que está sempre aberto ao diálogo com a Ordem e relatou algumas iniciativas que já vem sendo tomadas pela administração com relação a uma melhor prestação jurisdicional e a um melhor atendimento aos advogados do Estado. No início de fevereiro, a diretoria da OAB fez a sua primeira reunião com o Presidente do TJES, quando apresentou as reivindicações dos advogados do Norte do Estado.

O Presidente do TJES, no entanto, pediu a compreensão da OAB no sentido de que no momento não pode tomar outras providências importantes como nomeação de juízes e realização de concurso público para servidores: “estamos com dificuldades muito grandes, temos hoje 50 comarcas sem juízes, mas até o momento não tenho condições de nomear novos magistrados. Além disso, temos um déficit de servidores, já que o nosso último concurso público foi realizado no ano de 2010, mas dificilmente conseguirei realizar um concurso durante a minha administração”, destacou o Presidente do TJES, ressaltando que a administração, no entanto, tem tomado todas as providências possíveis e, além disso, investido muito na área da tecnologia da Informação. “Nosso objetivo é instalar o Processo Judicial Eletrônico no 2º grau”, ressaltou Gama.

Além disso, tenho visitado muitos Fóruns do Estado e pretendo receber, em breve, todos os presidentes de subseções da OAB para uma nova reunião aqui na Presidência.

No final do encontro, o Presidente da OAB destacou que tem um excelente relacionamento com o Tribunal de Justiça: “Nós conhecemos as dificuldades do Tribunal de Justiça, sabemos que existe uma crise, da lei de responsabilidade fiscal, mas é preciso que a advocacia traga as suas preocupações”.

Mafra pediu ao Presidente do TJES que a administração dê uma atenção especial ao interior do Estado do Espírito Santo e, ao final da reunião, destacou que a mesma foi bastante positiva: “Sei das dificuldades, mas sei também da extrema boa vontade. Eu saio daqui mais uma vez muito otimista dessa reunião com o Desembargador Sérgio Gama, porque ele é afirmativo, o que não pode ser feito ele diz que não pode ser feito. Por outro lado, me antecipou alguns problemas que trouxemos e que já foram resolvidos pela administração do TJES. Então, a nossa relação é muito positiva”, destacou o Presidente da OAB-ES, que estava acompanhado do Dr. Henrique Peter, Presidente da subseção da OAB de Castelo.

Também participaram da reunião o juiz assessor especial da Presidência do TJES, Paulo César de Carvalho, e o Secretário-Geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque.

Vitória, 08 de maio de 2018.

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br