Servidores do TJTO vêm ao TJES para conhecer o Plano de Preparação para Aposentadoria

Encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, 08/03, na Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde. 

Servidores do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) estiveram na Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) do TJES, na tarde desta quinta-feira (08), para conhecer o projeto de Preparação para Aposentadoria (PPA) do Judiciário do Espírito Santo. O Programa, instituído em 2012, tem como objetivo proporcionar uma preparação de magistrados e servidores, que estão próximos da aposentadoria, sobre os aspectos que envolvem esta etapa da vida, além de contribuir para a qualidade de vida dos participantes. 
 
Por meio de uma parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Espírito Santo (IPAJM), os servidores também recebem atendimento individualizado, onde uma equipe técnica do IPJM realiza uma contagem de tempo e o cálculo de proventos. 
 
E foi essa experiência, que os servidores, Rogério Lopes da Conceição, Silvaneide Maria Tavares e Josivan Alves Monteiro, do TJTO, vieram buscar. Silvaneide explicou que a proposta da visita técnica ao Espírito Santo é justamente a troca de experiências sobre a preparação para aposentadoria. “O nosso programa está na 4ª edição e nós buscamos inovações para agregar valor ao projeto e para que possamos prestar o melhor serviço aos servidores, nesta perspectiva da aposentadoria”, disse a servidora do TJTO. 
 
O grupo foi recebido pela secretária de Gestão de Pessoas do TJES, Cíntia Varejão Ribeiro de Freitas, pela coordenadora de Serviços Psicossociais e de Saúde, Sílvia Oppenheimer Pitanga Borges, e pela equipe técnica da CSPS. Segundo Sílvia, essa oportunidade de troca de experiências é muito rica. “Ficamos muito felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho e felizes por poder aprender com a experiência deles também”, disse a coordenadora da CSPS. 
 

 
O Plano de Preparação para Aposentadoria
 
O PPA é desenvolvido com pessoas que estão próximas da aposentadoria, com o intuito de prevenir, por meio de reflexões e planejamento, as diversas consequências que a aposentadoria não-planejada pode trazer. Os assuntos abordados nos encontros esclarecem sobre temas como projeto de vida, finanças e orçamento doméstico, direito previdenciário e saúde. 
 

 
Vitória, 08 de março de 2018
 
 
Informações à imprensa
 
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
 
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
 
www.tjes.jus.br