TJES abre as portas para estudantes de Direito de Aracruz

visita 130

Alunos da Faculdade Casa do Estudante participaram de visita monitorada.

visita 400O Palácio da Justiça do Espírito Santo abriu as portas para alunos da Faculdade Casa do Estudante de Aracruz nesta quinta-feira (24). Ao todo, 33 alunos do 1º, 3º e 9º período do curso de Direito participaram do projeto Visita Monitorada.

A turma foi recepcionada no Salão Nobre, onde assistiu a um vídeo sobre a estrutura de organização do Poder Judiciário capixaba. O diretor da Primeira Câmara Cível, Lanussy Pimentel de Rezende, destacou pontos importantes do regimento interno do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) e explicou que cada órgão julgador tem competência específica.

Os estudantes conheceram diferenças entre as nomenclaturas utilizadas nas instâncias de primeiro e segundo graus, por exemplo: juízes realizam audiência, desembargadores realizam sessão de julgamento. Um pouco da história e do significado de símbolos do judiciário também foram revelados.

A aluna do 9º período Celimara Batista do Nascimento destacou que a explicação sobre o quinto constitucional serviu para revisarCelimara
 a matéria que será cobrada na prova da Ordem dos Advogados em agosto.

Os participantes da visita ainda acompanharam de perto o trabalho dos desembargadores no Tribunal Pleno. No início da sessão, o desembargador Fábio Clem de Oliveira deu as boas-vindas aos alunos: “Desejo que todos possam tirar o melhor proveito dessa estada aqui, porque será de vocês a tarefa que hoje nos cabe”. 

Lucas Ribeiro copiarPara o estagiário do Núcleo de Práticas, Lucas Ribeiro, a visita permite valorizar o conhecimento adquirido em sala de aula e fazer com que ele não fique preso ao papel, mas seja aplicado à realidade.

A Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Casa do Estudante, Lívia Valle Paulino, contou, ao final da visita monitorada, que os alunos ficaram extasiados. “Embora boa parte deles já faça estágio nos fóruns de Aracruz, João Neiva e Ibiraçu, a oportunidade de participar de uma sessão de julgamento no Tribunal de Justiça oferece segurança ao futuro bacharel em Direito”.

A visita monitorada acontece às quintas-feiras no Palácio Renato de Mattos – Palácio da Justiça – e está aberta a faculdades e escolas de primeiro e segundo grau. Para participar, coordenadores ou diretores devem enviar um e-mail para visitamonitorada@tjes.jus.br

 

Vitória, 25 de abril de 2014.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

{AG}Galeria/Visita-Monitorada-TJES{/AG}