TJES discute Planejamento Estratégico

cenarios propectivos 130

Desembargador do TRT abriu workshop do planejamento do TJES.

cenarios propectivos 400O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT 8ª Região) José de Alencar ministrou, nesta quarta-feira (29), no Hotel Golden Tulip, em Vitória, a palestra de abertura de Workshop de Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Espírito Santo. O desembargador, que é um entusiasta do planejamento estratégico e foi presidente do TRT da 8ª Região no biênio 2010-2012, falou sobre o método utilizado na construção do documento. “O que a técnica de cenários prospectivos permite é verificar quais as possibilidades, as diversas possibilidades de futuro, e prospectando essas possibilidades, tomar medidas proativas”, ressaltou o desembargador.

Após a participação do convidado, houve um momento de brainstorming, em que todos os magistrados e servidores presentes puderam sugerir propostas, sem qualquer tipo de filtro. O consultor Fernando Leme, da empresa que está assessorando o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), fez uma orientação sobre a metodologia utilizada para a elaboração do planejamento e falou sobre esta etapa do trabalho, “nessa primeira parte, de cenários prospectivos, vamos trabalhar quais são as variáveis que podem impactar a ação do Tribunal de Justiça nos próximos anos”, destacou Leme.

À tarde, foram formados nove grupos por grandes áreas de afinidade, com os temas política, segurança, legislação, tecnologia, social, economia, gestão pública, meio ambiente e atividades jurisdicionais, a fim de antecipar tendências e pensar o posicionamento futuro do Tribunal de Justiça diante destas questões.

O oficial de Justiça Cleomar Wolfgram participou do evento e elogiou a iniciativa. “Se nós quisermos discutir o Judiciário, a prestação jurisdicional, pensando na ponta, temos que trabalhar juntos”, e acrescentou, “nós poderemos construir a Justiça que queremos agora”.

Os grupos formados criaram e fundamentaram questionamentos relacionados aos diversos temas propostos, que após serem submetidos à área técnica serão apreciados por especialistas que não compõem o corpo funcional da instituição. Os cidadãos também poderão contribuir com a construção do planejamento do Poder Judiciário capixaba por meio de pesquisa que estará disponível no site entre os meses de novembro e dezembro.

A elaboração do Planejamento Estratégico teve início em setembro deste ano. Durante cerca de 10 meses, magistrados, servidores e cidadãos poderão participar ativamente da sua construção, que atende à Resolução nº 198, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável pela instituição da Estratégia Nacional para o Poder Judiciário no período 2015/2020.

Vitória, 29 de outubro de 2014.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva |  elcrsilva@tjes.jus.br
Tels.: (27)3334-2386

 

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br